A Amazon anunciou o fim do seu sistema de pagamento biométrico por palma da mão, o Amazon One, em estabelecimentos comerciais. A decisão, que entra em vigor em 3 de junho de 2026, reflete a baixa adoção pelos clientes e acompanha a estratégia da empresa de se afastar do varejo físico.
Fim de uma Era no Varejo Físico
A gigante do comércio eletrônico Amazon confirmou que encerrará seu sistema de pagamento e controle de acesso por reconhecimento de palma, o Amazon One, em estabelecimentos comerciais. A partir de 3 de junho de 2026, os usuários não poderão mais utilizar a tecnologia para pagamentos ou acesso. Algumas localidades podem desativar o serviço antes desta data.
Motivos e Dados
Em comunicado, a Amazon declarou que a descontinuação se deve à “baixa adoção pelos clientes”. A empresa assegurou que todos os dados coletados dos usuários do Amazon One serão “excluídos de forma segura após o fim do serviço”.
Continuidade em Setores Específicos
Apesar do encerramento no varejo, o Amazon One continuará em operação em locais de saúde para o check-in de pacientes, conforme anunciado pela empresa. A tecnologia foi introduzida em instalações de saúde no ano passado.
Contexto Estratégico
O fim do Amazon One para o varejo ocorre em paralelo com a decisão da Amazon de fechar todas as suas 72 lojas Amazon Go e Amazon Fresh nos Estados Unidos. A empresa pretende concentrar seus esforços nas lojas Whole Foods Market e na entrega de supermercado, indicando uma reorientação em sua estratégia de varejo físico.
Histórico e Controvérsias
Lançado em 2020, o Amazon One visava oferecer pagamentos sem contato e controle de acesso. Inicialmente implementado em algumas lojas Amazon Go em Seattle, o sistema enfrentou ceticismo de legisladores americanos e preocupações com privacidade ao longo de sua existência. Em 2023, a Amazon foi alvo de um processo judicial, juntamente com a Starbucks, por suposto uso indevido de identificadores biométricos de clientes, embora o caso tenha sido posteriormente arquivado.
Expansão e Inovações
Mesmo com as controvérsias, o Amazon One expandiu-se para mais de 500 unidades da Whole Foods em 2023 e firmou parcerias com outros varejistas, locais de eventos esportivos e aeroportos. A Amazon também explorou funcionalidades como verificação de idade e mercados corporativos com o One Enterprise. Em 2024, a empresa lançou um aplicativo móvel para facilitar o cadastro no serviço.
Fontes
- Amazon bids farewell to palm biometrics, discontinues Amazon One for retail, Biometric Update.
- Amazon Axes Palm-Scanning Tech As It Fails to Catch on, Business Insider.
- Amazon is ending its palm ID system for retail, Amazon One, as it closes physical stores – GeekWire, GeekWire.
- Amazon to halt palm payments, Payments Dive.

