InícioNotíciasDicasQual marketplace é melhor para o seu negócio? Especialista do Ecommerce na...

Qual marketplace é melhor para o seu negócio? Especialista do Ecommerce na Prática explica

Quem decide empreender online certamente já se perguntou em qual marketplace é melhor começar a vender. Apesar de terem modelos de negócio parecidos, cada um desses canais de venda exige estratégias específicas para atrair compradores e divulgar produtos. A boa notícia é que todos oferecem uma infraestrutura vantajosa para os vendedores, facilitando o crescimento dos negócios.

Fabio Ludke, consultor de e-commerce e professor da maior escola de e-commerce do mundo, o Ecommerce na Prática, explica as vantagens e particularidades das principais plataformas de vendas online do Brasil: Mercado Livre, Shopee e Amazon. 

De acordo com o especialista, o maior desafio para quem vende nesses marketplaces é conquistar visibilidade. No entanto, cada plataforma oferece estratégias distintas para superar esse obstáculo.

Mercado Livre

Uma das maiores vantagens do Mercado Livre é seu ecossistema completo, que inclui logística (Mercado Envios), pagamento (Mercado Pago), e otimização de anúncios (Mercado Livre Ads). Além disso, o programa “Decola Mercado Livre” oferece benefícios para novos vendedores conquistarem visibilidade e alcançarem o status de vendedor profissional.

Para quem está começando na plataforma, Ludke ressalta que é comum os empreendedores encontrarem dificuldade em atingir as primeiras dez vendas, essenciais para ativar o termômetro de vendas. Ele recomenda que os vendedores foquem em produtos com alta demanda no marketplace, usando técnicas de anúncios múltiplos para criar diferentes ofertas com títulos, descrições e fotos variadas. O objetivo é testar e entender o que funciona melhor.

“Estar no Mercado Livre posiciona o lojista estrategicamente para alcançar novos clientes e gerar uma fonte de faturamento adicional para o e-commerce. É importante, depois, trabalhar o pós-venda para trazer o cliente do marketplace para o seu próprio ecossistema. Uma dica é enviar um flyer com QR Code junto ao produto, convidando o cliente para visitar sua loja,” afirma.

Shopee

Com uma abordagem voltada para produtos de ticket médio mais baixo, a Shopee se destaca por suas ferramentas de marketing e o programa de frete grátis, que atraem um público sensível ao preço. 

“Ela oferece recursos como lives, envio de mensagens aos clientes e criação de públicos específicos. Esses fatores podem impulsionar as vendas de forma significativa, mas muitos vendedores ainda não aproveitam essas ferramentas. Aprender a usá-las pode ajudar a ganhar destaque,” explica.

Amazon

A Amazon é um dos marketplaces que mais cresceu no Brasil e ocupa uma posição privilegiada no comércio internacional, com possibilidades inclusive para lojistas venderem produtos do Brasil para os Estados Unidos. O especialista afirma que o ideal para quem quer aproveitar o poder da Amazon é entender a demanda que existe na plataforma para saber quais produtos têm mais chance de performar melhor, procurando no site os itens ‘mais vendidos’. 

Outro ponto relevante a ser considerado ao vender na Amazon é o uso do FBA e DBA, que são os sistemas logísticos do marketplace para agilizar a entrega. Isso não apenas permite uma entrega mais rápida aos clientes, mas também gera maior visibilidade para os anúncios.

Estratégia Multicanal para Maximizar Vendas

Segundo Ludke, o ideal é apostar tanto na loja virtual própria quanto nos marketplaces, utilizando estratégias complementares com o objetivo de multiplicar o faturamento.

“O potencial de vendas que os marketplaces proporcionam são fundamentais na era digital. Seus clientes podem ainda não conhecer sua marca, mas certamente já estão buscando produtos como o seu na Amazon, no Mercado Livre ou na Shopee,” ressalta o especialista.

Apesar disso, ele explica que um e-commerce de sucesso diversifica seus canais de venda, reduzindo riscos por meio de uma atuação multicanal e, assim, crescer com segurança.

E-Commerce Uptate
E-Commerce Uptatehttps://www.ecommerceupdate.org
A E-Commerce Update é uma empresa de referência no mercado brasileiro, especializada em produzir e disseminar conteúdo de alta qualidade sobre o setor de e-commerce.
MATÉRIAS RELACIONADAS

RECENTES

MAIS POPULARES

We've detected you might be speaking a different language. Do you want to change to:
English English
Português do Brasil Português do Brasil
English English
English (New Zealand) English (New Zealand)
English (South Africa) English (South Africa)
English (Canada) English (Canada)
English (Australia) English (Australia)
English (UK) English (UK)
العربية العربية
Български Български
বাংলা বাংলা
Hrvatski Hrvatski
Čeština Čeština
Dansk Dansk
Deutsch (Österreich) Deutsch (Österreich)
Deutsch Deutsch
Deutsch (Schweiz, Du) Deutsch (Schweiz, Du)
Ελληνικά Ελληνικά
Español de Costa Rica Español de Costa Rica
Español de Chile Español de Chile
Español Español
Español de México Español de México
Español de Ecuador Español de Ecuador
Español de República Dominicana Español de República Dominicana
Español de Argentina Español de Argentina
Español de Guatemala Español de Guatemala
Español de Colombia Español de Colombia
Suomi Suomi
Français du Canada Français du Canada
Français Français
Français de Belgique Français de Belgique
Galego Galego
ગુજરાતી ગુજરાતી
简体中文 简体中文
香港中文 香港中文
繁體中文 繁體中文
Tiếng Việt Tiếng Việt
Українська Українська
Türkçe Türkçe
Português de Angola Português de Angola
Svenska Svenska
हिन्दी हिन्दी
Русский Русский
Lietuvių kalba Lietuvių kalba
한국어 한국어
Italiano Italiano
Português Português
日本語 日本語
Polski Polski
ไทย ไทย
Română Română
العربية المغربية العربية المغربية
অসমীয়া অসমীয়া
עִבְרִית עִבְרִית
Cebuano Cebuano
Cymraeg Cymraeg
Eesti Eesti
Frysk Frysk
Euskara Euskara
Bahasa Indonesia Bahasa Indonesia
Íslenska Íslenska
Gàidhlig Gàidhlig
རྫོང་ཁ རྫོང་ཁ
ພາສາລາວ ພາສາລາວ
བོད་ཡིག བོད་ཡིག
هزاره گی هزاره گی
Basa Jawa Basa Jawa
O‘zbekcha O‘zbekcha
فارسی فارسی
Монгол Монгол
Hornjoserbšćina Hornjoserbšćina
മലയാളം മലയാളം
Close and do not switch language
[elfsight_cookie_consent id="1"]