뉴스법률 제정Decisão do STF sobre responsabilidade nas plataformas digitais pode afetar 144 milhões...

디지털 플랫폼의 책임에 대한 대법원 판결은 1억 4,400만 명의 사용자와 수천 개의 기업에 영향을 미칠 수 있습니다.

O avanço de propostas que ampliam a responsabilidade civil de plataformas digitais no Brasil reacendeu o debate sobre os limites entre moderação de conteúdo e censura. O STF decidiu, no dia 26 de junho, por 8 votos a 3, que plataformas que operam as redes sociais devem ser responsabilizadas diretamente pelas postagens ilegais feitas por seus usuários. Em resposta, o Google admitiu publicamente que pode reduzir sua atuação no país caso o STF “mude drasticamente” as regras de moderação, declaração que acendeu o alerta no mercado digital. 

Com 144 milhões de brasileiros ativos em redes sociais, segundo a plataforma DataReportal, qualquer mudança nesse cenário afeta diretamente a rotina de pequenos anunciantes, criadores de conteúdo e startups que utilizam as plataformas para marketing, vendas e captação de clientes. O impacto vai além da liberdade de expressão, o fim do artigo 19 do Marco Civil da Internet pode abrir margem para um regime de censura preventiva e incentivos à remoção excessiva de conteúdo, o chamado chilling effect. Para empresas digitais, isso representa insegurança jurídica e risco de retração de grandes players, como já sinalizado pelo Google.

Na avaliação de Lucas Mantovani, cofundador da SAFIE, empresa referência em soluções jurídicas para empresas de tecnologia, startups e negócios digitais, e especialista em governança jurídica de startups e proteção de dados, a responsabilização prévia das plataformas pode comprometer princípios fundamentais nas redes. “Responsabilizar as plataformas antes de uma decisão judicial compromete princípios fundamentais como a neutralidade da rede e o devido processo legal. Isso transfere ao setor privado o poder, e o medo, de decidir o que pode ou não permanecer online”, analisa. “Há alternativas mais eficazes, como o fortalecimento de mecanismos de notificação e retirada com supervisão judicial célere, já adotados em democracias consolidadas”, completa.

Com o mercado global de legaltech superando US$ 26 bilhões, de acordo com o relatório Legal Tech Market Global, o especialista aponta que o Brasil precisa garantir segurança jurídica e previsibilidade para continuar atraindo inovação e investimentos no ecossistema digital. “Sem um ambiente regulatório estável e coerente com os princípios democráticos, o Brasil corre o risco de afastar investidores e inibir o desenvolvimento de soluções tecnológicas locais. A previsibilidade jurídica é o que permite que startups inovem com segurança e que o ecossistema digital continue gerando valor para a economia e para a sociedade”, afirma 루카스 만토바니의.

전자 상거래 업테이트
전자 상거래 업테이트https://www.ecommerceupdate.org
전자상거래 업데이트는 브라질 시장의 벤치마크 회사로, 전자상거래 부문에 대한 고품질 콘텐츠를 제작하고 배포하는 것을 전문으로 합니다.
관련 사항

답글 남기기

의견을 입력해 주세요!
여기에 이름을 입력하세요.

최근

가장 인기 있는

[elfsight_cookie_consent id="1"]