ニューヨークは常に小売業がその大きな革命を先取りする段階でした。今度は、NRF 2026 で私たちが目撃したことはさらに進んでいます。小売業はすでに新しい技術サイクルに入っており、AI、パーソナライゼーション、インテリジェント エージェントが消費者の発見方法を構造化し始めています。製品、意思決定、購入の完了。.
このイベントでは、明確かつ客観的に次のメッセージが残されました。人工知能は、業務効率の層から、カスタマー ジャーニーを推進するための中心的なプラットフォームになりました keynote session “The AI Platform Shift and the Opportunity Ahead for Retail”, que reuniu Sundar Pichai, CEO do Google e da Alphabet, e John Furner, presidente e CEO do Walmart U.S. e futuro CEO global da Walmart Inc.
A escala dessa transformação é traduzida em números impressionantes apresentados por Pichai. Em 2024, o Google processava 8,3 trilhões de tokens relacionados a IA. Em 2025, esse volume saltou para mais de 90 trilhões — um crescimento de 11 vezes em apenas um ano.
Essa aceleração explica a mudança no comportamento do consumidor. Hoje, já registramos mais de 50 bilhões de buscas por descoberta de produtos em tempo real. O padrão de pesquisa por “palavras-chave” está morrendo. O consumidor agora descreve intenções e desejos complexos, delegando à Inteligência Artificial a tarefa de filtrar, comparar e apresentar o que é relevante. Como definiu Pichai: “A IA está se tornando mais pessoal, contextual e capaz de agir por você”.
このように、小売業者にとっての重要なポイントは、リンクとロイヤルティを強化するために各消費者との関係を維持する必要がある関係の維持です。この意味で、テクノロジーは、起こり得る摩擦を軽減し、購入の各段階で顧客の信頼を維持するために味方として参入します。.
John Furner trouxe a visão de quem está aplicando esse paradigma em uma das maiores empresas do mundo. O Walmart não está apenas testando IA, mas redesenhou sua operação em torno dela. Com agentes como o Sparky (voltado ao consumidor) e sistemas internos que orientam desde a logística até a reposição no ponto de venda, a organização prova que a Inteligência Artificial serve para encurtar a distância entre o “eu quero” e o “eu já tenho”.
Mais do que isso, a IA está sendo usada para elevar o nível da força de trabalho. Ao automatizar tarefas árduas e repetitivas, o varejista abre espaço para que seus colaboradores desenvolvam habilidades mais estratégicas e técnicas, sendo esse um movimento essencial para a sustentabilidade do setor.
Não à toa, um dos anúncios mais estratégicos da feira foi a apresentação do Universal Commerce Protocol (UCP). Trata-se de um padrão aberto, liderado pelo Google em parceria com gigantes como Walmart, Target e Shopify, que permite aos agentes de IA conduzir compras de ponta a ponta sem que o usuário precise sair da interface de conversa.
Esses exemplos deixam para nós, no Brasil, o alerta de que a transformação é rápida e exige colaboração. O sucesso do comércio dependerá da capacidade das empresas de organizarem seu ecossistema de dados. Afinal, a integração precisa ser nativa e a governança de dados, absoluta.
小売業の未来は、誰が一番美しいウェブサイトを持っているかではなく、誰が消費者の生活の中でより有用で目に見えない存在になれるかによって定義されるでしょう 検索の時代は終わり、コンテキストソリューションを提供する時代が始まりました しかし、変革にはプラットフォームと小売業者の協力が必要であり、AIが会社の業績に取って代わるという考えからではなく、より効率的な旅を可能にし、アイデンティティ、価値提案、顧客関係を維持します。.
Como bem encerrou Sundar Pichai: “Mantenham o foco no usuário, e todo o resto tende a seguir”. No varejo de 2026, ter foco no usuário significa estar presente onde a decisão acontece: na inteligência da conversa.
タイラン オリベイラ ALFAのCROです.

