Os números da publicidade nativa são bastante animadores. Sharethrough/IPG Mediaによる調査によると、消費者はディスプレイ広告よりもネイティブ広告を53%多く見ている。 同じ調査は、ネイティブ広告が購入意欲を18%高めることを証明し、回答者の32%がネイティブ広告を友人や家族と共有すると回答したのに対し、ディスプレイ広告ではわずか19%だった。
グローバル・グロース・インサイトによると、2023年の世界的なネイティブ広告市場は1116億7000万ドルと評価されており、2024年には1275億2000万ドルに達すると見込まれ、2032年までに3689億ドルに達する見込みです。これは2024年から2032年まで年平均成長率14.2%を示しています。 Esse relatório também destacou que o uso de IA e machine learning na publicidade nativa é uma das tendências mais relevantes dos próximos anos, já que essas tecnologias ajudam a entender melhor as preferências e os comportamentos dos clientes e a oferecer campanhas mais personalizadas, além de otimizar a veiculação de anúncios de acordo com o que é mais bem recebido em determinado inventário.
A adoção da inteligência artificial é bastante importante também porque um dos principais desafios da publicidade nativa, desde que ganhou destaque nas mídias digitais, é justamente adaptar o mesmo criativo para diferentes inventários, cada um com características próprias. É um trabalho relativamente simples, já que segue um padrão, mas que leva algum tempo. Antes da IA, era preciso que as mudanças fossem feitas, uma a uma, pelo profissional da agência para ser possível levar a mesma mensagem a vários veículos diferentes com as mesmas características do conteúdo editorial.
Graças a essas novas tecnologias, agora é possível fazer todos esses ajustes automaticamente, independentemente do veículo em que a peça será veiculada, ela é adaptada em segundos pela própria ferramenta. Na ADSPLAY, usamos o Native 3.0, que permite a veiculação simultânea de anúncios nativos em múltiplos inventários.
Aliada à Mídia Programática, a solução tem algoritmos inteligentes que otimizam as publicações 24/7. Sem que o anunciante precise se preocupar, ele vai aparecer onde for mais indicado para conquistar seus objetivos junto a seus consumidores.
Entre as vantagens de usar IA para fazer native ads estão o aprendizado exponencial do algoritmo e as otimizações automáticas. Depois que a máquina aprende, o que geralmente leva cerca de 90 dias, a melhora na performance é imensa.
Esse é um dos grandes benefícios da inteligência artificial: fazer o trabalho repetitivo que ocuparia muito tempo dos profissionais. Enquanto a máquina trabalha com seus algoritmos, esses profissionais podem estar desenvolvendo outras atividades, menos maçantes e mais criativas, nas quais são realmente necessárias.