InizioNotiziaQuase metade das PMEs brasileiras usa ou pretende usar inteligência artificial IA..

Secondo una ricerca condotta da Serasa Experian, quasi la metà delle PMI brasiliane utilizza o intende utilizzare l'intelligenza artificiale (IA) nella propria vita quotidiana.

A Serasa Experian, a primeira e a maior datatech do Brasil, líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude, realizou uma pesquisa para entender, com maior profundidade, o cenário de inovação das Pequenas e Médias Empresas (PMEs) brasileiras. Os empreendedores foram agrupados em quatro perfis: Quero ser Grande, Caminho Estável, Batalha Diária e Liderança Inovadora.

Uno dei punti analizzati per comprendere il comportamento delle aziende è stato quello relativo all'adozione della tecnologia nella vita quotidiana, come ad esempio l'uso dell'intelligenza artificiale (IA) e la partecipazione a eventi di settore.

Sobre a utilização da IA, 47% dos respondentes pretendem usar ou já a usam para melhoria de processos, atendimento ao cliente e outras frentes. Quando avaliamos essas empresas por grupos de perfis, o maior percentual, ou seja, que mais emprega inteligência artificial, com 63%, são os denominados “Liderança Inovadora”. Por outro lado, as PMEs que se enquadram no perfil “Caminho Estável” são as que menos adotam, com 34% utilizando IA.

A participação em eventos relacionados ao tema, como tendências, inovação e digitalização, é uma prática para 46% das PMEs. As chamadas “Quero ser Grande” são as que mais frequentam eventos de tecnologia, com 62%. Novamente, as empresas do grupo “Caminho Estável” são as menos aderentes, com 26%, à participação nesse tipo de evento.

“Comprendere le sfide e le esigenze di mercati sempre più competitivi, saper innovare e utilizzare la tecnologia per migliorare la qualità e l’efficienza aziendale, è importante per tutte le aziende, anche quelle più piccole. "Il nostro obiettivo è supportare le piccole e medie imprese con soluzioni che servano a questo scopo, facilitando la loro vita quotidiana e la loro prosperità", afferma la direttrice dei prodotti per le piccole e medie imprese di Serasa Experian, Mariana Figueiredo.

Vedi tutti i dettagli qui sotto:

Voglio essere grande

31% das PMEs respondentes fazem parte desse grupo, que tem como características empresas que fazem tudo dentro da conformidade e têm planos de crescimento.

Utilizzo dell'IA:Il 49% delle aziende intende o ha già utilizzato la tecnologia

Partecipazione agli eventi:Partecipa il 62% delle PMI con questo profilo

Dimensioni e segmento:41% são microempresas, 33% são de médio porte; 14% são empreendedores individuais e 12% são de pequeno porte. Já no segmento, 70% atuam em serviços; 18% no comércio varejista, 9% na indústria; e apenas 3% em comércio atacadista.

Età dell'azienda:Il 39% ha più di dieci anni; 24% tra 5 e 10 anni; 14% da 3 a 5 anni; e il 23% da 6 mesi a 3 anni.

Percorso stabile

25% das empresas respondentes se enquadram na categoria. A principal característica são empresas em que tudo corre bem e não há a intenção de mudanças, como expansão, por exemplo.

Utilizzo dell'IA:Il 34% delle PMI di questo gruppo adotta

Partecipazione agli eventi:Il 26% degli intervistati in questo gruppo partecipa

Dimensioni e segmento:47% são consideradas microempresas; 24% possuem porte médio;16% são de pequeno porte; e 14% são empreendedores individuais. Quanto à atuação, 63% se concentram no setor de serviços; 22% no varejo; 13% na indústria; e 2% no atacado.

Età dell'azienda:Il 51% ha più di 10 anni; 18% da 5 a 10 anni; 15% da 3 a 5 anni; e il 16% da 6 mesi a 3 anni.

Battaglia quotidiana

Il 22% delle PMI rientra in questo segmento in cui l'obiettivo principale è la ricerca del profitto e la continuità aziendale.

Utilizzo dell'IA:Il 42% utilizza o intende utilizzare l'innovazione

Partecipazione agli eventi:Il 38% afferma di partecipare

Dimensioni e segmento:37% são empresas de médio porte; 31% microempresas; 25% são empreendedores individuais; e 7% de pequeno porte. Quanto ao ramo de atuação, 71% se concentram em serviços; 18% no varejo; 6% na indústria; e 5% no atacado.

Età dell'azienda:Il 24% ha più di 10 anni; il 16% ha un'età compresa tra 5 e 10 anni; 17% da 3 a 5 anni; e il 38% da 6 mesi a 3 anni.

Leadership innovativa

22% apresentam características de segurança financeira e inovação, estando à frente em alguns temas em alta no mercado.

Utilizzo dell'IA:Il 63% ha aderito o intende aderirvi

Partecipazione agli eventi:Il 56% partecipa agli eventi del settore

Dimensioni e segmento:43% das PMEs que se enquadram nesse retrato são microempresas; 26% de porte médio; 18% de porte pequeno; e 14% são empreendedores individuais. Em termos de setor de atuação, 60% estão no setor de serviços; 23% no varejo, 10% na indústria; e 6% no comércio atacadista.

Età dell'azienda: il 37% ha più di 10 anni; 19% da 5 a 10 anni; 17% da 3 a 5 anni; e il 27% da 6 mesi a 3 anni.

Metodologia

A pesquisa envolveu uma amostra representativa de 1.009 PMEs, considerando a classificação estabelecida pelo SEBRAE. A pesquisa buscou abranger diversos setores, incluindo comércio, serviços e indústria, bem como empresas que atuam tanto no mercado B2B quanto no B2C. Foram incluídos cargos de coordenadores, gerentes, diretores, sócios e proprietários, desde que fossem maiores de 18 anos. A coleta foi realizada por meio de painel online e a margem de erro foi de 3,1% com um intervalo de confiança de 95%. Foram excluídas da amostra associações, federações, igrejas e outros órgãos religiosos.

Aggiornamento e-commerce
Aggiornamento e-commercehttps://www.ecommerceupdate.org
E-Commerce Update è un'azienda leader nel mercato brasiliano, specializzata nella produzione e diffusione di contenuti di alta qualità sul settore dell'e-commerce.
ARTICOLI CORRELATI

RECENTE

I PIÙ POPOLARI

[id consenso_cookie_elfsight="1"]