L'evoluzione tecnologica, sostenuta dallo sviluppo dell'Intelligenza Artificiale (IA) e dell'Internet delle Cose (IoT), continua a trasformare la vita quotidiana. Uma das atividades mais impactadas por essas mudanças é o comércio, especialmente as lojas de varejo que buscam se adaptar para competir em um mercado phygital.
As lojas físicas estão adotando um número crescente de ferramentas inteligentes, que permitem oferecer conveniências típicas das compras online, como totens de autoatendimento, pagamentos por aproximação e lojas sem operadores de caixa. Esses avanços melhoram a experiência do cliente, além de otimizar as operações internas, permitindo que os pequenos negócios concorram com gigantes do e-commerce.
Essa transformação gera múltiplas mudanças nos hábitos de consumo das pessoas, impactando os métodos tradicionais de compra. Atualmente, as lojas estão voltando seus esforços para atender às novas demandas dos clientes, por meio da implementação de dispositivos inteligentes. No entanto, a Palo Alto Networks alerta sobre os riscos decorrentes para a cibersegurança.
Aumentare la produttività con la sostenibilità: soluzioni basate su IoT
A tecnologia, além de agilizar a experiência de compra, reduz os custos operacionais, promovendo a fidelidade dos clientes e aumentando a satisfação. Além disso, a automação melhora a gestão de estoques, permitindo reposições mais ágeis, um atendimento ao cliente mais eficiente e sistemas de autoatendimento que aceleram as transações, aumentando a produtividade.
Sistemas de segurança baseados em IoT fortalecem o monitoramento contra furtos, enquanto o uso de energia é reduzido por meio da otimização da iluminação e dos equipamentos. Tecnologias de prevenção de perdas também ajudam a diminuir o desperdício e a superprodução, promovendo a sustentabilidade.
Secondo i dati di Starfleet Research sulle migliori pratiche in materia di sicurezza nel commercio al dettaglio, il 68% delle aziende ha già implementato questa tecnologia per accelerare il coinvolgimento intelligente dei clienti, la gestione dell'inventario in tempo reale e lo sviluppo di sistemi operativi digitali.
Dessa forma, a produtividade impulsiona um modelo mais sustentável, alinhado às tendências do comércio global. Ainda segundo o relatório, 58% dos varejistas estão implementando soluções de gestão de energia baseadas em IoT, como sistemas interconectados de iluminação e aplicativos de monitoramento de água, ajudando as empresas a atender às responsabilidades ambientais.
Le sfide della sicurezza informatica nella trasformazione del commercio
A proliferação de dispositivos conectados também aumenta a superfície de risco potencial para ataques cibernéticos e violações de dados. O aumento das técnicas de intrusão tornou os dispositivos IoT especialmente vulneráveis. Segundo o relatório IoT Security Best Practices of Top-Performing Organizations in Retail, somente em 2022 os ataques de ransomware cresceram 67% em comparação ao ano anterior, evidenciando os desafios enfrentados pelo setor.
Governos ao redor do mundo estão respondendo com regulamentações projetadas para melhorar a segurança nessa área, como o IoT Cybersecurity Improvement Act, nos Estados Unidos, e o Cybersecurity Act da União Europeia. No entanto, essas regulamentações, isoladamente, não são suficientes para enfrentar os desafios multifatoriais.
Come aumentare la sicurezza nel commercio al dettaglio
Com a crescente variedade e quantidade de dispositivos inteligentes sendo implementados nas empresas, o rastreamento preciso de cada um deles é fundamental. Essa visibilidade detecta dispositivos não autorizados e monitora atividades suspeitas, garantindo que os comerciantes possam proteger suas redes contra ameaças potenciais.
Marcos Oliveira, Country Manager di Palo Alto Networks in Brasile, afferma che è essenziale utilizzare l'intelligenza artificiale e l'apprendimento automatico avanzato per rilevare e prevenire potenziali minacce prima che possano sfruttare le vulnerabilità nei dispositivi: "Un approccio proattivo aiuta a ridurre il rischio di violazioni dei dati e garantisce che i sistemi rimangano sicuri".
"È necessario gestire una piattaforma centralizzata in cui sia possibile applicare solide policy di sicurezza a tutti i dispositivi, indipendentemente dal produttore o dal sistema operativo. Allo stesso modo, la crittografia e la protezione dei dati devono essere prioritarie per le aziende, poiché gli aggressori possono facilmente intercettarle e sfruttarle", aggiunge.
O potencial de digitalização e automação no setor varejista é enorme e oferece novas oportunidades de crescimento e inovação. Porém, a promessa traz riscos significativos, caso as empresas não estejam adequadamente protegidas. Conforme a tecnologia evolui, as soluções de segurança devem acompanhar, reduzindo as ameaças que podem comprometer as operações comerciais de qualquer organização, independentemente de seu tamanho. Além disso, é mandatório garantir a proteção de dados de usuários e clientes. Em períodos de grande movimento comercial, como as comemorações de dezembro, é aconselhável antecipar-se e proteger-se de maneira sólida.