De acordo com uma pesquisa da Bain & Company, elevar a taxa de retenção em 5% pode aumentar os lucros entre 25% e 95%. Além disso, para 73% dos entrevistados, a experiência do cliente foi um fator chave para influenciar suas decisões de compra, de acordo com estudo da PwC. Ou seja, o CX (Customer Experience) é a principal tendência em 2025.
5 consigli per migliorare l'esperienza cliente nel 2025
A dinamicidade do mundo dos negócios requer estratégias competitivas para se destacar. Entre as alternativas, aprimorar a experiência do cliente deve ser sempre o foco. Isso porque é a melhor maneira de fidelizar o público, impulsionar o progresso da empresa e aumentar os resultados positivos. Nesse cenário, Carlos H. Mencaci, AMMINISTRATORE DELEGATO da Total IP, separou algumas dicas de como utilizar a tecnologia como a maior aliada. Veja:
1) Análise de dados: use ferramentas de análise de dados para compreender melhor o comportamento e as preferências. “Temos soluções capazes de automatizar as ofertas, podendo ser enviadas por um mailling extenso de contatos”, comenta Mencaci.
2) Chatbot inteligentes: essa é a melhor estratégia, porque eles funcionam 24 horas, em qualquer dia da semana. “Com os Robôs Dinâmicos da Total IP, é possível fornecer suporte instantâneo e personalizado, melhorando a experiência de atendimento ao cliente”, acrescenta.
3) Plataformas omnicanale: é fundamental estar presente em todos os canais de comunicação, interagindo com o público. Com a Total IP, o executivo pode integrar diferentes veículos, como redes sociais, e-mail e telefone, para proporcionar uma vivência consistente e sem interrupções, independentemente da escolha de quem está do outro lado da tela.
4) Feedback contínuo: Solicite feedback regular dos clientes. Inclusive, com o Robô Dinâmico de Pesquisa, é possível colher a opinião após cada ligação ativa. “Essas informações são valiosas para ajustar e melhorar constantemente os produtos oferecidos”, ressalta o AMMINISTRATORE DELEGATO di Total IP.
5) Experiência The word "mobile" in Portuguese translates to "mobile" in Italian as well. Both languages use the same term for the concept of something that can move or is not fixed in one place. Here's the translation: pt: mobile it: mobile The context remains the same, as the word "mobile" in both languages refers to objects or concepts that are movable or not stationary.: cada vez mais, o brasileiro passa seu tempo no celular. Por isso, é fundamental otimizar o sito e aplicativos móveis para garantir sua interatividade e responsividade, facilitando a navegação e a conclusão de compras via smartphone.
Enfim, investir em modernidades com o objetivo de aprimorar a experiência do cliente não é um gasto, mas sim um investimento. Segundo a Harvard Business Review, consumidores satisfeitos gastam em média 140% se comparado com aqueles insatisfeitos. Ainda, 86% estão dispostos a pagar mais por uma vivência melhor, aponta a RightNow. Por isso, contar com o parceiro certo para decolar os negócios é a melhor estratégia!

