Em seu primeiro mês de novembro no Brasil, o TikTok Shop registrou resultados históricos que reforçam a receptividade do público brasileiro ao modelo da Compra por Descoberta, que oferece uma forma totalmente nova e mais personalizada de comprar, unindo entretenimento, descoberta e compras. Através de vídeos interativos e transmissões ao vivo, a comunidade descobre e compra com facilidade os produtos mais desejados do momento; tudo sem sair da plataforma.
O crescimento do GMV, a receita bruta total transacionada na plataforma, foi de 129%, considerando apenas a Black Friday (28/nov) e comparada com a data promocional de 10/10. E as sessões de live têm sido uma alavanca poderosa para impulsionar os negócios. O crescimento do GMV gerado apenas por lives foi ainda maior: 143%.
Criadoras relevantes da plataforma, como ViihTube, Mari Saad e Camilla Pudim atingiram resultados muito expressivos de vendas. Durante o mês de novembro, Viih Tube realizou no TikTok Shop o pré-lançamento especial de sua marca de beleza e cuidados pessoais, chamada Spoiler, idealizada em parceria com a Free Brands. Ela fez duas lives na plataforma, uma no dia 14/11 e outra no dia 27/11, nas quais vendeu mais de 8,500 produtos. Na mesma semana, Mari Saad, fez uma live em seu perfil e também uma live no perfil da Mascavo, sua marca de beleza, e vendeu quase sete mil unidades em poucas horas. Em setembro, Camilla Pudim, que possui 35 milhões de seguidores no TikTok, havia utilizado a plataforma para antecipar o lançamento de sua marca própria, a Pudim Beauty, e também vendeu sete mil unidades. Nas lives, a comunidade pôde ter acesso exclusivo, antes de estar disponível em qualquer outro lugar, aos produtos de beleza.
Marcas, criadores e a comunidade têm aproveitado as oportunidades que o ecossistema de Compra por Descoberta oferece. Conteúdo autêntico, ofertas competitivas, uma comunidade engajada e a possibilidade de interação em tempo real são os ingredientes que fazem as sessões ao vivo serem bem sucedidas.
O poder das lives fica ainda mais evidente na ação que a COMU, agência voltada à profissionalização de criadores de conteúdo, realizou no fim de semana de Black Friday. A empresa alugou um grande galpão e montou dez cabines para transmissão de lives. Quarenta e cinco criadores e oito marcas participaram — L’oreal, Amend, Simple Organic, Gummy, Dot, Aura Beauty, Vero Brodo e Guday.
Tendências de vendas
Não é apenas por lives que é possível comprar no TikTok Shop, são quatro formas de se fazer compras. A plataforma oferece vídeos compráveis, além das seções “vitrine” de cada vendedor e a aba “loja”, que funciona como uma grande vitrine de todos os produtos disponíveis, de diferentes marcas. O time de TikTok Shop identificou algumas tendências positivas ao longo deste mês, que podem ajudar pequenos lojistas e grandes marcas que querem alavancar seus negócios na plataforma.
Alguns dos achados: as vendas se concentraram em produtos do dia a dia, perfis de vendedores que publicam conteúdos com mais frequência tiveram melhor desempenho e preço competitivo segue sendo um fator crítico na preferência da comunidade.
A categoria de produtos mais vendida na plataforma é de Saúde&Beleza. E notamos que produtos com forte prova social ganharam escala com rapidez. Além disso, kits ou combos de produtos tiveram bastante sucesso. Em Moda&Acessórios, outra vertical entre top sellers, foi possível identificar que itens simples, com fotos claras, geraram mais confiança na compra. E marcas e lojistas com entregas rápidas ficaram melhor posicionadas. Na categoria de Casa& Lifestyle, produtos de organização apareceram diversas vezes entre os mais vendidos. Identificamos que sortimento simples e de uso imediato facilitou a decisão de compra.
Os resultados de novembro reforçam o papel do TikTok Shop como uma plataforma em que entretenimento, descoberta e compras convergem, gerando oportunidades reais de negócio para marcas e criadores brasileiros.

