ACelcoin, referência em infraestrutura de tecnologia financeira, lança uma pesquisa inédita sobre “A transformação dos supermercados em plataformas financeiras”, na qual aponta que 70% dos consumidores brasileiros consideram a disponibilidade de serviços financeiros na hora de escolher onde fazer suas compras de supermercado.
O estudo, mostra que os supermercados estão se transformando em verdadeiras plataformas financeiras, com 53% dos entrevistados já participando de algum programa financeiro dos estabelecimentos que frequentam. “Estamos observando uma revolução silenciosa no varejo alimentar brasileiro. Os supermercados deixaram de ser apenas locais de compra e estão se tornando hubs financeiros completos”, destaca Adriano Meirinho, CMO da Celcoin.
Entre os benefícios financeiros mais acessados pelos consumidores, destacam-se os aplicativos para pagamentos digitais (90%), cartões de crédito próprios (60%), cashback e descontos exclusivos (15% cada). Quando questionados sobre quais benefícios mais os atraem, 60% mencionaram descontos e 30% o limite de crédito oferecido.
A pesquisa também identificou que a faixa de renda influencia nas preferências: consumidores que recebem até três salários mínimos valorizam mais o limite de crédito (43%) do que os descontos (33%). Por outro lado, aqueles com rendimentos superiores priorizam os descontos oferecidos (58%) a maior limite de crédito.
Dois supermercados se destacam na emissão de cartões de crédito próprios: Guanabara (32%) e Carrefour (16%). Do total de entrevistados, 10,5% utilizam cartões de crédito de supermercados e, destes, 58,3% afirmam usar esses cartões também para compras fora dos estabelecimentos emissores.
O estudo mostra ainda que, após aderir aos serviços financeiros de supermercado, 44,4% dos consumidores aumentaram seus gastos e 44,4% aumentaram sua frequência de visitas ao estabelecimento. A pesquisa contou com 190 respondentes brasileiros, com confiabilidade de 90% e margem de erro de 6 pontos percentuais.

