InícioArtigosAutomação no varejo: desafios e soluções para um futuro eficiente 

Automação no varejo: desafios e soluções para um futuro eficiente 

A otimização é um dos principais objetivos das empresas, incluindo o setor varejista. Nesse contexto, a automação emerge como uma resposta para essa busca, impulsionada por um leque de tecnologias que prometem revolucionar desde a operação logística até a experiência de compra do consumidor. E é na oportunidade de integrar processos, reduzir custos e personalizar as interações que a automação ganha espaço central na tomada de decisões estratégicas de varejistas que almejam o sucesso em um mercado cada vez mais competitivo. 

É importante lembrar que a automação neste setor não é um conceito novo, mas, diante da sua evolução e da crescente acessibilidade a novas tecnologias, seu impacto tem sido cada vez mais significativo. De acordo com o relatório da Mordor Intelligence, o tamanho do mercado de automação de varejo foi estimado em US$ 17,46 bilhões em 2024, e deverá atingir US$ 37,38 bilhões até 2029, crescendo a um CAGR de 14,66% durante o período de previsão (2024-2029). 

Diante deste cenário, há diversas ferramentas e sistemas que estão remodelando o setor e, em alguns casos, impactando diretamente a experiência do cliente. É possível perceber isso com o self-checkout, que reduz filas em lojas físicas; os totens interativos, que facilitam a busca por produtos; o estoque integrado, que garante a disponibilidade; e o atendimento via IA ou QR Code, que agiliza a obtenção de informações, entre outras infinitas possibilidades que o universo da automação traz. 

Essa facilidade e eficiência também podem ser encontradas no ambiente online através da personalização por IA, das recomendações inteligentes, do atendimento 24/7 por chatbots, das atualizações automatizadas de pedidos e da proatividade da análise preditiva, que elevam a satisfação e a fidelidade do cliente. 

Para além do efeito que se tem sobre o consumidor final, ela também contribui significativamente para a redução de custos operacionais, isso porque há uma otimização do estoque e a implementação de uma logística mais inteligente. Com isso, ao automatizar os processos, é possível diminuir etapas que geram uma burocracia desnecessária, aumentando, assim, a produtividade. Os lucros também usufruem de uma melhoria, visto que é possível reduzir perdas e fraudes e ter uma tomada de decisões mais assertiva baseada em dados. 

Apesar dos benefícios, a automação no varejo apresenta desafios, entre eles, o alto custo inicial, a complexa integração com sistemas legados, e uma possível resistência de colaboradores, que pode exigir uma atenção maior na gestão e no treinamento. Outro fator que as empresas também enfrentam é a falta de profissionais qualificados, o que é importante para saber lidar com dilemas que virão a surgir.  

Para enfrentar tanto questões técnicas quanto culturais, é importante buscar o auxílio de uma consultoria. Afinal, com ela, será possível estabelecer uma implementação e planejamento estratégico que serão mais eficazes, contando com profissionais experientes irão conseguir visualizar a melhor solução para os problemas que a empresa possuir. 

A automação não é apenas uma tendência no varejo, mas sim uma transformação fundamental que está moldando a forma como as empresas operam e competem. Os varejistas podem aproveitar o poder da automação para otimizar seus processos, aprimorar a experiência do cliente e construir um futuro mais eficiente e próspero.

Tailan Oliveira
Tailan Oliveira
Tailan Oliveira é CRO da ALFA Consultoria.
MATÉRIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

RECENTES

MAIS POPULARES

We've detected you might be speaking a different language. Do you want to change to:
English English
Português do Brasil Português do Brasil
English English
English (New Zealand) English (New Zealand)
English (South Africa) English (South Africa)
English (Canada) English (Canada)
English (Australia) English (Australia)
English (UK) English (UK)
العربية العربية
Български Български
বাংলা বাংলা
Hrvatski Hrvatski
Čeština Čeština
Dansk Dansk
Deutsch (Österreich) Deutsch (Österreich)
Deutsch Deutsch
Deutsch (Schweiz, Du) Deutsch (Schweiz, Du)
Ελληνικά Ελληνικά
Español de Costa Rica Español de Costa Rica
Español de Chile Español de Chile
Español Español
Español de México Español de México
Español de Ecuador Español de Ecuador
Español de República Dominicana Español de República Dominicana
Español de Argentina Español de Argentina
Español de Guatemala Español de Guatemala
Español de Colombia Español de Colombia
Suomi Suomi
Français du Canada Français du Canada
Français Français
Français de Belgique Français de Belgique
Galego Galego
ગુજરાતી ગુજરાતી
简体中文 简体中文
香港中文 香港中文
繁體中文 繁體中文
Tiếng Việt Tiếng Việt
Українська Українська
Türkçe Türkçe
Português de Angola Português de Angola
Svenska Svenska
हिन्दी हिन्दी
Русский Русский
Lietuvių kalba Lietuvių kalba
한국어 한국어
Italiano Italiano
Português Português
日本語 日本語
Polski Polski
ไทย ไทย
Română Română
العربية المغربية العربية المغربية
অসমীয়া অসমীয়া
עִבְרִית עִבְרִית
Cebuano Cebuano
Cymraeg Cymraeg
Eesti Eesti
Frysk Frysk
Euskara Euskara
Bahasa Indonesia Bahasa Indonesia
Íslenska Íslenska
Gàidhlig Gàidhlig
རྫོང་ཁ རྫོང་ཁ
ພາສາລາວ ພາສາລາວ
བོད་ཡིག བོད་ཡིག
هزاره گی هزاره گی
Basa Jawa Basa Jawa
O‘zbekcha O‘zbekcha
فارسی فارسی
Монгол Монгол
Hornjoserbšćina Hornjoserbšćina
മലയാളം മലയാളം
Close and do not switch language
[elfsight_cookie_consent id="1"]