A Netshoes, maior e-commerce de artigos esportivos e lifestyle do país, encerrou o patrocínio das transmissões e outros conteúdos da NFL na Cazé TV, reforçando sua campanha para a Black November, que traz um mês inteiro de promoções no app e no site da companhia. Como o tema deste ano é “dispensa imitações” e satiriza as promoções fakes da época, a brincadeira trazia sósias da equipe do canal em uma entrevista de emprego.
Com muitas piadas e risadas durante o falso recrutamento de um novo integrante da bancada, o desfecho não poderia ser diferente. O último candidato revelava que os entrevistados eram “falsos” e que, de verdade mesmo, só as ofertas da Black November, da Netshoes. Confira o vídeo completo: https://youtu.be/-UpybFIR5cY?feature=shared.
Ainda durante o programa, que analisou a rodada do campeonato de futebol americano, foi divulgado um cupom que oferecia 50 reais de desconto nas compras acima de 300 reais. Além do conteúdo especial, a bancada do programa trouxe mais dois momentos de promoção durante a programação.
A CazéTV tem mais de 16 milhões de inscritos no YouTube e foi a sensação da audiência da rede durante as transmissões da Copa do Mundo do Catar, das Olimpíadas de Paris 2024, da Eurocopa 2024, entre outros eventos esportivos.
Campanha “Dispensa Imitações”
Para a campanha de marketing deste ano, a Netshoes aposta na sátira aos “fakes” como carro-chefe da sua קמפיין הנובמבר השחור, תנועה שבה היא חלוצה בברזיל. Netshoes הייתה החברה הברזילאית הראשונה שהשיקה אסטרטגיה של חודש נובמבר שלם עם מבצעים והנחות מוקדמות בשנת 2013 והיום עוקבים אחריה רוב הקמעונאים.
Para este ano, em que mais de 60% dos consumidores pretendem fazer compras na Black Friday, de acordo com pesquisas do Google, a Netshoes quer evidenciar sua boa reputação que inclui pioneirismo, tradição, confiança, ótimos preços e sortimento de produtos. Por isso, a campanha de marketing irá aproveitar o momento em que o varejo mais sofre com a desconfiança do cliente e ofertas falsas para reforçar seu compromisso com a venda de produtos de qualidade e boa procedência.
“Vamos usar nosso pioneirismo da Black November, compromisso e credibilidade com nossos consumidores, contra ofertas que não entregam a verdade”, afirma Gabriele Claudino, head de Marketing da Netshoes. “A ideia das peças e outras ativações é causar estranhamento e satirizar o fake típico dessa época, contrastando com a enxurrada de ofertas de verdade que só a Netshoes tem.”
Para potencializar o alcance da campanha, a Netshoes contará com estratégias de memetização, marketing de guerrilha e com um squad de influenciadores digitais – entre eles, Rodrigo Góes, mais conhecido como “Fake Natty” e que tem quase 2 milhões de seguidores no Instagram, e Luana Benfica, com 3,6 milhões de fãs no TikTok -, além de ativações na CazéTV, Spotify, YouTube e outras redes sociais.
Combate real ao fake
Para se ter uma ideia da importância dessa campanha da Netshoes, segundo dados da organização National Crime Prevention Council, que trata de estudos e prevenção de crimes, canais de e-commerce especializados em vender itens piratas estão em alta no mundo todo. Só nos Estados Unidos, cerca de US$ 2 trilhões são vendidos todos os anos em produtos piratas.
Para coibir a oferta de produtos de origem duvidosa em seu marketplace, a Netshoes tem uma política de regras rígidas, um conjunto de princípios criado para nortear e dar diretrizes aos sellers, chamada de “inegociáveis”. Eles prezam pelo combate à venda de produtos de origem ilícita, sem nota fiscal, itens falsificados e quaisquer outras violações da lei, com um time responsável pelo acompanhamento dos anúncios e penalizações quando necessário.
Além disso, a companhia faz uso de tecnologias que por meio de uma busca por imagem, revisam frequentemente todo o catálogo de produtos, tira do ar quaisquer anúncios suspeitos e, a partir disso, a Netshoes notifica aquele vendedor da infração, com penalidades que podem incluir o banimento da loja no e-commerce. Em 2024, essa supervisão retirou do ar 51 000 anúncios suspeitos e 87 varejistas foram banidos da plataforma.