O e-commerce no Brasil deve crescer 8% no Dia das Mães 2025, em relação ao ano passado. A estimativa é da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABCOMM). Players do setor já estão preparados para essa que é uma das principais datas do varejo nacional.
Só a Magis5, hub de integração e automação que reúne mais de 30 marketplaces e canais integrados no país, teve um volume expressivo de pedidos processados durante o mesmo período no ano passado, confirmando a importância estratégica desta data para o setor.
Conforme aponta a equipe da empresa, presentes mais práticos, de consumo pessoal, devem prevalecer entre os mais procurados. Com base em levantamentos de mercado, como da Confederação Nacional do Comércio (CNC), o time cita os itens com maior propensão de vendas.
São produtos como perfumes e cosméticos, com mais de um terço (34%) das intenções de compra (34%); em seguida, roupas (22%) e chocolates (15%). Em contrapartida, a preferência das mães se concentra em viagens (30%) e smartphones (11%). A ainda destaca a preferência por eletrodomésticos (9%), impulsionada por uma peculiaridade: quase um quarto das famílias devendo optar por celebrar a data em casa.
Ainda conforme o time de especialistas, o crescimento estimado de 8% no e-commerce neste Dia das Mães deve pressionar a logística em estados como São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Estes tendem a concentrar 57% das vendas, informa o hub com base nas informações do Banco Central.
A Magis5 projeta ainda a distribuição dos pedidos por rede de marketplace. A tendência é que grandes do setor se mantenham na liderança. Em 2024, o líder de vendas desse período foi o Mercado Livre, seguido da Shopee, Shein, Amazon e Magalu.
“De fato, marcas mais consolidadas, com mais tempo no mercado e maiores investimentos em publicidade e propaganda, figuram entre os mais utilizados. Mas a tendência é que essa concentração seja menor, com distribuição de pedidos em outras redes também”, avalia o CEO da Magis5, Claudio Dias.
O fator Tiktok Shop
O e-commerce brasileiro tem no Dia das Mães 2025 uma estreia: a do TikTok Shop – funcionalidade da rede social que permite a venda de produtos por ela própria. Segundo Dias, é um diferencial e tanto para data, neste ano, em relação a anos anteriores.
“O TikTok tem 111,3 milhões de usuários no Brasil. Somos a terceira maior presença na rede, em todo o planeta. É um potencial gigantesco de alcance para e-commerce, que começa a ser desenvolvido logo em uma época emblemática para o comércio, que é o Dia das Mães”, discorre.
Para o CEO, é um diferencial e tanto para data, neste ano, em relação a anos anteriores. A plataforma, que já vem ganhando espaço no comércio eletrônico, deve atrair principalmente o público de 18 a 34 anos, responsável por 40% das intenções de compra de perfumes, cosméticos e eletrônicos, segundo estudo da CNC.
Além disso, o formato de vídeos curtos e reviews ao vivo facilita a descoberta de produtos, alinhando-se ao fato de que muitos consumidores ainda não decidiram o que presentear.
Diante das projeções e da novidade no setor, o especialista enumera algumas dicas tanto para quem vai comprar presente para o Dia das Mães, como para quem trabalha como seller e quer aproveitar a data para incrementar seu faturamento. Confira:
Dicas para compradores:
- Alinhe expectativas: Considere experiências em casa ou presentes que combinem afeto e valor agregado.
- Compre antecipado: Evite falta de estoque e preços altos de última hora.
- Explore o TikTok Shop: Plataforma em crescimento para encontrar ofertas.
- Presenteie múltiplas mulheres: Kits universais ou compras em quantidade podem gerar economia.
- Surpreenda com significado: Acompanhe o presente com uma mensagem personalizada.
Dicas para sellers:
- Aproveite os gaps: Ofereça alternativas criativas para desejos não atendidos, como eletrônicos com parcelamento estendido.
- Fortaleça seu TikTok Shop: Use vídeos e lives para destacar produtos, especialmente em horários de pico.
- Segmentação regional: SP, MG e RJ concentram 57% das vendas. Adapte campanhas e estoques para esses mercados.
- Facilite a logística: Embalagens prontas para presente e opções de entrega rápida atendem quem deixa para a última hora.
- Crie combos estratégicos: Com 49% dos consumidores planejando gastar entre R$ 50 e R$ 200, a criação de combos inteligentes pode aumentar seu ticket médio.