O estudo “Empreendedorismo Feminino – Sob a Ótica da PNAD Contínua”, realizado pelo Sebrae com base em dados do IBGE, aponta que o Brasil atingiu a marca de 10,4 milhões de mulheres empreendedoras em 2024, o maior número da série histórica e que representa um crescimento de aproximadamente 42% em relação a 2012. Apesar do avanço, a participação feminina ainda está aquém do potencial: embora 51,7% da população em idade ativa seja composta por mulheres, elas representam apenas 34,1% dos donos de negócios no país.
Nesse cenário, a trajetória da paulistana Juliana Stephani se destaca como exemplo de como a paixão pode se transformar em oportunidade de negócio e em referência de inovação. Médica veterinária de formação, com especializações realizadas fora do Brasil, Juliana uniu duas de suas maiores paixões, os animais e as viagens para fundar a PETFriendly Turismo, agência especializada no transporte de cães e gatos.
“As mulheres trazem uma visão humanizada, detalhista e inovadora para os negócios. O crescimento do empreendedorismo feminino no Brasil é uma oportunidade para mostrar que podemos ocupar cada vez mais espaços estratégicos e gerar impacto positivo na sociedade” comenta Juliana.
A empresa oferece soluções completas para famílias que precisam deslocar seus pets dentro e fora do país, atuando desde o planejamento e elaboração de rotas até a emissão de documentos internacionais, passagens aéreas, traslados terrestres, acompanhamento durante o trajeto sem o tutor e a comercialização de itens essenciais, como caixas e bolsas de transporte.
O modelo de negócio tem mostrado resultados expressivos. Em 2024, a PETFriendly Turismo registrou faturamento de R$3,5 milhões, com mais de 7 mil serviços realizados e 1,9 mil clientes atendidos. Atualmente, a agência organiza em média 70 viagens mensais e projeta alcançar a marca de 100 deslocamentos por mês até o final de 2025. Para isso, aposta em um plano de expansão que prevê crescimento de 15% no próximo ano.
O objetivo da fundadora é transformar a empresa em um ecossistema completo, capaz de oferecer tudo o que envolve o transporte de animais de estimação com conforto, bem-estar e segurança. Entre as novas frentes em estudo estão serviços de suporte presencial em aeroportos, emissão de certificações e vistos para tutores, além de aplicativos que facilitem a comunicação com companhias aéreas.