Criada em Santa Catarina por um time com mais de 20 anos de experiência em tecnologia, a LïnkAI é uma plataforma de inteligência artificial voltada à conexão estratégica entre empresas. Com foco no networking corporativo, a startup tem se consolidado como referência em inovação ao transformar eventos em oportunidades reais de negócio — com um modelo que já foi apelidado pela imprensa de “Tinder dos negócios”.
A ferramenta utiliza LLM com todos os protocolos de segurança aplicados, realiza cruzamentos de dados entre participantes de eventos e entrega sugestões personalizadas de conexões via WhatsApp, com base no perfil e nos objetivos de cada empresa. Desde seu lançamento, a plataforma já realizou mais de 20 mil indicações de negócios com 90% de aprovação nas sugestões feitas.
O principal case de sucesso da startup ocorreu na edição de 2024 da Mercopar, a maior feira de inovação e tecnologia industrial da América Latina, onde o uso do LïnkAI resultou em mais de R$4 milhões em oportunidades de negócios geradas entre participantes.
Em 2025, a empresa retorna à feira com uma presença ainda mais robusta: enquanto no ano anterior a atuação era restrita ao estande do Sebrae, agora o LïnkAI será utilizado por todos os visitantes e expositores, com expectativa de mais de 4 mil usuários conectados em tempo real.
“Nosso objetivo é ampliar a visibilidade nacional e mostrar que a tecnologia pode gerar conexões mais eficientes e estratégicas entre empresas, antes, durante e depois dos eventos”, afirma Fábio Silva, CEO e fundador da startup.
Expansão e futuro
Além do produto voltado a eventos, a empresa se prepara para lançar o LïnkAI Enterprise, uma plataforma de conexão permanente entre empresas, com recursos de busca ativa por segmento, localização e perfil de interesse. A nova solução será ativada por meio de convites e contará com uma base validada, com usuários reais e canais de contato ativos — evitando desperdício de tempo em buscas genéricas.
A empresa também integra programas de aceleração como o BRDE Labs (Growth) e já foi destaque no Miditec, reconhecido como um dos melhores programas de incubação da América Latina. O próximo passo é escalar a operação para além da região Sul e alcançar novos polos de inovação no Sudeste, Centro-Oeste, América Latina e Europa.