Tá trí rud amháin sa saol atá cinnte: an bhás, na cánacha agus go n-athróidh na gairmithe margaíochta a n-uirlisí teicneolaíochta, na martechs atá le glaoch orthu. Nuair a bhíonn an taighdeMalartú Martech 2024Shoc mé i mo chathaoir, tháinig an t-athrú sin an-soiléir. Ó tools uathoibríoch margaíochta go CRM, ESP (agus níos faide), tá an t-uaigneas gan srian na saineolaithe margaíochta le hathrú fós neamhdhaon.
Achtaíonn na fachtóirí a spreagann na hathruithe sin an suim. Baixo nível de adopción, renovacións de contratos, consolidación de novas ferramentas, nova dirección e moitos outros motivos son catalizadores que impulsan este estado constante de fluxo de ferramentas tecnolóxicas.
I 2024, an príomhfhachtóir a spreag an t-athrú i martech ná, gan iontas, an costas, an chuid is infheidhme de aon infheistíocht i martech — agus an té a choinnigh go minic faoi mhicreascóp ag na CFOanna. Níor chóir go mbeadh ionadh ar bith ann go bhfuil an taighde is déanaíGartner CMO Caiteachasde Gartner, show an costas de martech no seu menor nível en 10 anos.
Pero foi o segundo factor que impulsou a substitución da martech – capacidades de integración/API aberta – que chamou a miña atención.
Consolidación e fragmentación, simultáneamente
Grazas á explosión de aplicacións de martech na última década, fixérase moito ao previr unha transición inexorable cara á consolidación das ferramentas tecnolóxicas. Is é an bunús go bhfuil níos lú iarratais i do struchtúr teicneolaíochta, is saoire agus níos fearr a bheidh bainistíocht air.
Aínda que a proliferación de ferramentas sexa real, e algunha consolidación certamente estea a acontecer, os datos dinnos que as empresas están a usarníos mó bogearraí ná riamh, ag úsáid uirlisí agus feidhmchláir speisialaithe chun freastal ar riachtanais shonracha agus criticiúla don ghnó. Béicfidh tú na huirlisí teicneolaíochta de chuid na n-aireachtaí nua-aimseartha agus beidh tú ag feiceáil príomh-ardáin ag tacú le toir Jenga de uirlisí nasctha, ní ardán uilíoch amháin.
An tuarascáilStaid na Martech de 2024 encontrou um padrão semelhante. Apesar de terem plataformas fundamentais (como CRM, CEPs, CDPs ou data warehouses), cerca de 82% das organizações pesquisadas disseram que também usavam produtos e aplicativos alternativos.
É precisamente neste contexto que a integração/abertura se torna tão importante. Para ser franco, se um fornecedor não integra seus dados bem com outras ferramentas, os profissionais de marketing encontrarão uma ferramenta diferente que o faça.
Mac tíre i gúna uain
Os grandes pacotes de martech, é claro, perceberam essa crescente demanda por interoperabilidade e criaram ecossistemas de aplicativos aparentemente robustos que permitem que você use uma variedade de ferramentas diferentes em combinação com sua plataforma principal.
Mas atenção, comprador: essas integrações não são gratuitas.
Esses grandes pacotes de softwares construíram seu domínio adquirindo e unindo empresas de tecnologia menores e independentes. Como resultado, esses pacotes de softwares empresariais abrangem vários aplicativos, cada um operando em diferentes modelos de dados que carecem de compatibilidade interna, muito menos de recursos de integração com sistemas de terceiros.
Isso significa que, embora seja tecnicamente possível integrar soluções pontuais de terceiros a elas, elas são tão complexas e desajeitadas — praticamente sem documentação — que a maioria acaba pagando caro por prestadores de serviços de consultoria e construção de integrações em seu nome.
Ag tnúth le 2025
Dada a importância que os profissionais de marketing deram aos recursos de integração em 2024, é improvável que esse verniz de interoperabilidade seja suficiente.
Com o aumento das APIs e a crescente demanda por ferramentas de tecnologia componíveis, o nível para fornecedores de martech nunca foi tão alto. Eles precisam garantir a compatibilidade entre diferentes ferramentas e sistemas de registro, garantir que os dados fluam com precisão entre as ferramentas em tempo real, fornecer interfaces fáceis de usar para que as equipes aproveitem sua API e servir a melhor documentação e ferramentas da categoria para apoiá-los na construção de sua pilha de tecnologia.
Se isso parece uma tarefa difícil, isso mostra como as equipes de marketing, dados, análise e digital estão amadurecendo dentro das organizações. Com essa maturidade, vêm maiores habilidades e experiência em tecnologia, e um desejo de ir além da funcionalidade pronta para uso.
É importante abraçar plataformas projetadas para serem usadas com outros sistemas, em vez de prender você. Acreditamos que as marcas devem ter a flexibilidade de escolher as melhores soluções de canal para si mesmas, e as equipes de marketing, dados e desenvolvimento não devem ter que passar meses criando integrações manuais de pontos para obter seus dados dessas plataformas.
Em 2025 e nos anos seguintes, percebo um futuro muito mais integrado do que antes.