专注于分期付款解决方案的金融科技公司 Zebra Technologies Corporation, empresa global na digitalização e automação de fluxos de trabalho para oferecer operações inteligentes, anuncia uma nova pesquisa em colaboração com a Oxford Economics. O estudo mostra como a modernização dos fluxos de trabalho da linha de frente com tecnologias como inteligência artificial (IA), automação e dados aumenta a lucratividade e eleva a experiência do cliente.
A pesquisa também destaca o impacto transformador que os fluxos de trabalho aprimorados podem ter nos setores de varejo, manufatura, transporte e logística. Por exemplo, os varejistas relataram uma melhora de 21% na satisfação dos clientes, os fabricantes observaram um aumento de 20% na produtividade dos funcionários, e os líderes de transporte e logística reportaram um crescimento de 21% na produtividade com fluxos de trabalho mais eficientes. Além disso, o estudo indica que investimentos em IA ajudam as organizações a obter visibilidade em tempo real, gerar insights acionáveis e aumentar a eficiência.
Otimização de fluxos de trabalho na linha de frente impulsiona crescimento financeiro
Se as 20 maiores organizações da lista Forbes Global 2000 em cada um desses setores – varejo, manufatura, transporte e logística – alcançassem melhorias significativas em seus fluxos de trabalho da linha de frente, a Oxford Economics estima que cada empresa poderia obter, em média, US$ 3 bilhões em receita adicional e cerca de US$ 120 milhões em lucro extra.
As organizações que adotam operações inteligentes – integrando tecnologias avançadas como IA, automação e dados com a experiência humana para otimizar processos de negócios – registram ganhos relevantes. O estudo aponta que:
- Varejistas alcançaram até 1,8 ponto percentual de crescimento em receita e lucratividade ao melhorar o fluxo de trabalho prioritário de gestão de inventário.
- Fabricantes que otimizaram seu principal fluxo de controle e garantia de qualidade tiveram aumento de 2,4 pontos percentuais em crescimento de receita e melhora de 1,4 ponto percentual na lucratividade.
- Empresas de transporte e logística que otimizaram fluxos-chave de entrega e inventário registraram crescimento de até 3,4 pontos percentuais em receita, com aumento semelhante na lucratividade.
“Varejo, manufatura e logística estão sendo redefinidos no nível do fluxo de trabalho – onde velocidade, visibilidade e precisão impulsionam o crescimento, aumentam a produtividade da linha de frente e melhoram a experiência dos clientes”, diz Joe White, Chief Product & Solutions Officer da Zebra Technologies. “As operações inteligentes simplificam a complexidade ao combinar o melhor das tecnologias avançadas com as pessoas na linha de frente, permitindo que as organizações se adaptem rapidamente e prosperem em mercados competitivos.”
Investimentos em tecnologia, incluindo IA, geram benefícios tangíveis
O estudo intitulado “Impacto das Operações Inteligentes” indica:
- Varejistas estão testando IA para enfrentar áreas críticas como prevenção de perdas, detecção de riscos e otimização de inventários.
- Mais de dois terços das organizações de transporte e logística e quase metade dos fabricantes já implementaram IA na gestão de inventários, previsão de demanda e análises preditivas.
- Ferramentas avançadas como RFID e visão computacional são essenciais para ampliar a visibilidade operacional e a eficiência em diferentes indústrias.
Do armazém, da linha de produção, dos corredores do varejo até o leito hospitalar, a Zebra oferece soluções que ajudam as organizações a enfrentar desafios persistentes, como escassez de mão de obra e mudanças nas expectativas dos consumidores. A nova plataforma de marca da Zebra, “Better Every Day” (Melhor a Cada Dia), reforça o compromisso da companhia em entregar soluções e serviços inteligentes e conectados, que melhorem continuamente o desempenho, a agilidade e a capacidade de resposta da linha de frente em fluxos de trabalho críticos.
“A Zebra Technologies capacita organizações de todos os portes ao redor do mundo a impulsionar continuamente processos mais eficientes e a se adaptar às mudanças”, afirma Bill Burns, CEO (Chief Executive Officer) da Zebra Technologies. “Nosso poderoso portfólio de soluções de ponta conectadas, visibilidade de ativos e automação inteligente foi projetado especificamente para dar suporte a fluxos de trabalho modernos e otimizar a maneira como você trabalha todos os dias”.
Por meio de um profundo conhecimento do setor e de um ecossistema global de parceiros, a Zebra aproveita o poder dessas tecnologias avançadas em um portfólio de produtos e soluções que permitem às organizações:
- Capturar e agir com base em dados em tempo real, tomando decisões mais rápidas e inteligentes.
- Padronizar tarefas repetitivas, reduzir erros manuais e aumentar a consistência.
- Redesenhar fluxos de trabalho para maior simplicidade, velocidade e produtividade.
- Usar IA na linha de frente para impulsionar inovação contínua no ponto de execução.
PRINCIPAIS CONCLUSÕES
- De acordo com a pesquisa da Zebra Technologies e da Oxford Economics, varejistas, fabricantes, além de empresas de transporte e logística registraram aumentos significativos em receita e lucratividade ao otimizar fluxos de trabalho da linha de frente.
- Os setores estão adotando cada vez mais a IA para análises preditivas, gestão de inventários e detecção de riscos, enquanto ferramentas como RFID e visão computacional ampliam a eficiência operacional.
- A nova narrativa de marca da Zebra, “Better Every Day”, reafirma o compromisso da empresa em capacitar organizações por meio da automação e da IA, criando novas formas de trabalho que tornam o dia a dia melhor.
- Para mais informações, visite esta página em Zebra.com.
METODOLOGIA
A Zebra Technologies encomendou uma pesquisa global à Oxford Economics, realizada por meio de uma combinação de entrevistas e análises econométricas. Participaram 1.000 executivos seniores dos setores de varejo (400), manufatura (400), transporte e tecnologia (200) nos EUA, México, Reino Unido, Alemanha, Índia, Japão, Austrália e Nova Zelândia. As áreas de foco incluíram gestão de estoques, controle de qualidade, operações de entrega, manuseio de materiais e fluxos de trabalho de prevenção de perdas. Uma análise de regressão foi aplicada para correlacionar melhorias nos fluxos de trabalho com métricas de desempenho financeiro.