AccueilActualitésConseilsRéforme fiscale : les systèmes fiscaux sont essentiels pour garantir leur conformité et éviter les pertes

Réforme fiscale : les systèmes fiscaux sont essentiels pour garantir leur conformité et éviter les pertes

A Reforma Tributária no Brasil, sancionada em 2024, trouxe diversas mudanças no sistema fiscal, impactando diretamente as empresas. Agora, elas precisarão ajustar contratos, sistemas, cálculos tributários, operações recorrentes e processos logísticos para garantir conformidade com as novas regras. Uma das principais mudanças é a criação do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), que substituirá tributos como PIS, Cofins, ICMS, ISS e IPI. Essa unificação tem por objetivo reduzir a complexidade do sistema tributário e facilitar o cumprimento das obrigações fiscais.

Com a transformação, a adaptação ao novo regime tributário se tornou uma das maiores preocupações das empresas. Segundo uma pesquisa realizada pela Deloitte, 60% das companhias que adotaram soluções tecnológicas para gestão tributária conseguiram reduzir em até 30% o tempo dedicado ao cumprimento de suas obrigações fiscais. A digitalização e a automação, por exemplo, são ferramentas-chave para garantir que elas se ajustem rapidamente à reforma e ainda reduzam riscos e custos operacionais.

“Soluções complementares aos ERPs, como sistemas especializados em compliance fiscal, serão essenciais nesse processo, podendo auxiliar as empresas a automatizar o cálculo de tributos, garantir a atualização automática das alíquotas e reduzir erros em obrigações acessórias”, afirma Marcos Tadeu Junior, CEO da Invent Software.

Além disso, o uso de inteligência artificial e apprentissage automatique em soluções fiscais pode otimizar ainda mais a análise tributária, tornando o processo mais eficiente e preciso, minimizando os riscos de erros e autuações. Essas tecnologias são essenciais para automatizar tarefas repetitivas e garantir que a empresa possa se adaptar às constantes mudanças na legislação tributária.

Com a transição gradual entre 2026 e 2033, a Reforma Tributária busca corrigir distorções no sistema atual e aumentar a competitividade do Brasil, que, segundo o Banco Mundial, ocupa a 184ª posição no ranking de facilidade de pagamento de impostos.

Marcos ressalta que o processo de aquisição dos sistemas e add-ons necessários para adaptar as empresas à nova legislação pode levar meses, dependendo da complexidade das soluções. Por isso, ele recomenda que as empresas comecem a se preparar quanto antes, visto que a Reforma Tributária começará a valer em 2026. “Investir em soluções tecnológicas complementares agora é fundamental para garantir a conformidade e eficiência das operações no longo prazo”, conclui.

Commerce électronique Uptate
Commerce électronique Uptatehttps://www.ecommerceupdate.org
E-Commerce Update est une entreprise de référence sur le marché brésilien, spécialisée dans la production et la diffusion de contenu de haute qualité sur le secteur du commerce électronique.
QUESTIONS CONNEXES

LAISSER UNE RÉPONSE

Veuillez saisir votre commentaire !
Veuillez saisir votre nom ici

RECENTS

LE PLUS POPULAIRE

[elfsight_cookie_consent id="1"]