AccueilActualitésConseilsDo armazém à gôndola: como o layout logístico impulsiona as vendas no...

Do armazém à gôndola: como o layout logístico impulsiona as vendas no varejo

O crescimento do varejo brasileiro vem acompanhado de novos desafios logísticos. A pressão por prazos curtos, variedade de produtos e disponibilidade constante nas prateleiras fez do layout dos armazéns um diferencial competitivo. De acordo com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o comércio varejista acumulou crescimento de 4,7% em 2024, registrando o oitavo ano consecutivo de ganhos. Já no varejo ampliado, que inclui veículos, itens automotivos, materiais de construção e atacados de alimentos e bebidas, o resultado foi positivo em 4,1%, superior ao de 2023 (2,3%). Dado o potencial do segmento, a eficiência operacional tornou-se vital para se diferenciar em um mercado cada vez mais competitivo.

Para Giordania Tavares, CEO da Rayflex, referência nacional na fabricação de portas rápidas no Brasil e na América Latina, o impacto do planejamento é direto nos resultados: “Quando o layout de um armazém é bem projetado, garante maior aproveitamento do espaço, reduz perdas e melhora o fluxo de abastecimento das lojas, refletindo na experiência de compra do cliente final”, explica.

O modelo de layout adotado varia conforme a necessidade de cada operação, mas deve atender a requisitos, tais como: movimentação de materiais, equipamentos e operadores; estocagem dos itens de maneira correta; capacidade de estoque em dimensão e altura para disposição dos insumos; otimização do fluxo de entrada e saída; e limpeza. Confira alguns modelos eficientes:

  • Formato em L: este tipo de design é muito utilizado, pois nele as áreas de docas ficam em cada extremidade do armazém, enquanto o estoque fica concentrado no meio, no local em que ocorre o ângulo de 90º;
  • Design em I: neste formato o funcionamento é o mais simples, pois em cada ponta ficam os locais de docas e ao centro todo os produtos estocados,  permitindo o livre trânsito das mercadorias com a movimentação de colaboradores e máquinas. É recomendado quando o espaço é grande e o volume de produtos também é alto;
  • Formato em U: devido ao design simples e de fácil replicação pode ser utilizado em qualquer tipo de lugar. O recomendável é alocar as docas lado a lado, nas extremidades do “U”, enquanto o estoque de produtos disposto ao fundo ocupa a maior área do armazém, no semicírculo da letra.

Estes formatos ajudam a organizar corredores, estoques e áreas de carga e descarga de acordo com o volume e a diversidade de mercadorias. “Quando aliados a recursos tecnológicos, como sistemas de gestão de estoque (WMS), endereçamento digital e portas rápidas automáticas, esses modelos asseguram agilidade, segurança e rastreabilidade em toda a cadeia. A instalação de portas rápidas automáticas sob medida, por exemplo, atuam na correta vedação e contribuem para a agilidade no fluxo de pessoas em cada ambiente, respeitando as particularidades do local e com influência direta no resultado das operações logísticas”, avalia a especialista. 

O consumidor pode não enxergar o armazém, mas sente seus reflexos: prateleiras abastecidas, maior variedade e entregas dentro do prazo. O layout deixou de ser apenas um detalhe operacional e se tornou estratégico para o sucesso do varejo. Ele está diretamente ligado à fidelização e à competitividade das marcas”, conclui Giordania.

Commerce électronique Uptate
Commerce électronique Uptatehttps://www.ecommerceupdate.org
E-Commerce Update est une entreprise de référence sur le marché brésilien, spécialisée dans la production et la diffusion de contenu de haute qualité sur le secteur du commerce électronique.
QUESTIONS CONNEXES

LAISSER UNE RÉPONSE

Veuillez saisir votre commentaire !
Veuillez saisir votre nom ici

RECENTS

LE PLUS POPULAIRE

[elfsight_cookie_consent id="1"]