AccueilActualitésChief Happiness Officer: As empresas brasileiras estão prontas para esse cargo?

Chief Happiness Officer: As empresas brasileiras estão prontas para esse cargo?

Nos últimos anos, o bem-estar dos funcionários se tornou uma prioridade estratégica para empresas ao redor do mundo. Em alguns mercados, esse movimento deu origem a um novo cargo executivo: o Chief Happiness Officer (CHO), responsável por promover um ambiente de trabalho mais saudável, produtivo e satisfatório. Mas essa tendência faz sentido para o Brasil?

O conceito de CHO surgiu em grandes corporações no exterior, especialmente em empresas de tecnologia e startups, que perceberam que a felicidade no trabalho impacta diretamente na retenção de talentos, engajamento e, consequentemente, nos resultados. O profissional atua na implementação de políticas de qualidade de vida, iniciativas de bem-estar mental e emocional, cultura organizacional e até benefícios que ampliam a satisfação dos colaboradores.

De acordo com a ABRH-SP, a crescente valorização do bem-estar corporativo no Brasil indica que essa tendência pode ganhar força por aqui. “As empresas brasileiras estão cada vez mais atentas à importância do ambiente de trabalho na produtividade e na atração de talentos. No entanto, a criação de um cargo específico para essa função ainda é um tema de debate”, afirma Eliane Aere, Presidente da ABRH-SP.

No Brasil, muitas companhias já investem em estratégias para o bem-estar dos funcionários, mas a função de Chief Happiness Officer ainda não é amplamente adotada. Em sua maioria, as iniciativas estão atreladas a áreas como RH, cultura organizacional e saúde corporativa, com programas voltados para equilíbrio entre vida pessoal e profissional, jornadas de trabalho mais flexíveis, benefícios de saúde mental e espaços de descompressão.

Para a presidente, o desafio está na adaptação desse conceito à realidade brasileira. “Cada empresa precisa avaliar sua cultura e necessidades antes de criar um cargo como o CHO. Em muitos casos, pode fazer mais sentido fortalecer a área de RH com profissionais focados no bem-estar dos colaboradores”, complementa Aere.

Independentemente da nomenclatura, a tendência de priorizar o bem-estar corporativo é uma realidade. Com a crescente competitividade no mercado e a nova geração de profissionais exigindo mais equilíbrio entre vida e trabalho, empresas que investirem em felicidade organizacional podem ter uma vantagem significativa.

Commerce électronique Uptate
Commerce électronique Uptatehttps://www.ecommerceupdate.org
E-Commerce Update est une entreprise de référence sur le marché brésilien, spécialisée dans la production et la diffusion de contenu de haute qualité sur le secteur du commerce électronique.
QUESTIONS CONNEXES

LAISSER UNE RÉPONSE

Veuillez saisir votre commentaire !
Veuillez saisir votre nom ici

RECENTS

LE PLUS POPULAIRE

[elfsight_cookie_consent id="1"]