AccueilActualitésConsumo cresce na América Latina, mas marcas comerciais perdem espaço

Consumo cresce na América Latina, mas marcas comerciais perdem espaço

A América Latina registrou, no segundo trimestre de 2025, o 11º período consecutivo de crescimento no consumo de bens massivos, com avanço de 1,6% em volume. Apesar do desempenho positivo, apenas 41% das marcas comerciais conseguiram conquistar novas ocasiões de venda – a menor taxa registrada nos últimos cinco anos. É o que aponta a nova edição do estudo Consumer Insights 2025, produzido pela Worldpanel by Numerator.

Essa dualidade reflete o atual cenário de consumo na região. A cesta de compras do latino-americano tornou-se mais fragmentada, com consumidores explorando mais canais (média de 9,5 por ano) e mais marcas (97 diferentes), mas com menor frequência de compra – 80% das categorias registraram queda nesse indicador.

Em relação aos canais, e-commerce, lojas de desconto e atacarejos são os únicos formatos que sustentam o crescimento em frequência, com altas de 9%, 8% e 4%, respectivamente. Juntos, eles somaram 500 milhões de ocasiões de compra adicionais em comparação ao ano anterior. O canal tradicional, por outro lado, foi o principal responsável pela retração, com queda de 14%.

As marcas mainstream, inclusive, foram as mais impactadas por esse novo comportamento do consumidor, com recuo de 5,6% na frequência de compra e de 3% no número de unidades por cliente. Em contrapartida, as opções premium e próprias avançaram tanto em frequência (0,9% e 1,4%, de modo respectivo) quanto em volume (4% e 9%).

“O estudo mostra que 95% das marcas que cresceram em volume o fizeram por meio do ganho de presença nos lares – o que reafirma a importância de alcançar novos compradores como principal alavanca de ascensão. A combinação entre presença nos lares e frequência, no entanto, provou ser a estratégia mais eficiente, uma vez que 50% das empresas que cresceram por dois anos consecutivos adotaram essa estratégia”, salienta Marcela Botana, Diretora de Desenvolvimento de Mercado na América Latina da Worldpanel by Numerator.

Ainda é válido destacar que o comportamento do consumidor latino-americano se mostra mais aberto à experimentação. Mais de 90% das categorias ganharam presença nos lares em 2025, mesmo diante da tendência de menor repetição de compra. O crescimento está mais concentrado entre as categorias prescindíveis (81%), mas também alcança as essenciais (70%), indicando que há espaço para expansão mesmo em mercados já consolidados.

O relatório trimestral Consumer Insights monitora de forma contínua o comportamento de consumo dos latino-americanos, com foco nos segmentos de alimentos, bebidas, produtos de limpeza e itens de higiene e beleza. A edição do segundo trimestre de 2025 contempla dados de nove mercados: América Central (Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Panamá e República Dominicana), Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México e Peru.

Commerce électronique Uptate
Commerce électronique Uptatehttps://www.ecommerceupdate.org
E-Commerce Update est une entreprise de référence sur le marché brésilien, spécialisée dans la production et la diffusion de contenu de haute qualité sur le secteur du commerce électronique.
QUESTIONS CONNEXES

LAISSER UNE RÉPONSE

Veuillez saisir votre commentaire !
Veuillez saisir votre nom ici

RECENTS

LE PLUS POPULAIRE

[elfsight_cookie_consent id="1"]