DébutActualitésConseilsAs 7 ferramentas de análise de dados mais poderosas para 2025

As 7 ferramentas de análise de dados mais poderosas para 2025

Empresas em todo o mundo reconhecem cada vez mais a importância estratégica da análise de dados para se manterem competitivas. Segundo a New Vantage Partners, 97,2% das organizações globais já investem em inteligência artificial e Big Data, o que consolida essas tecnologias como aliadas indispensáveis para decisões mais certeiras e rápidas. Essa tendência é especialmente relevante, visto que o tamanho do mercado global de big data está previsto para crescer para $ 103 bilhões de dólares até 2027, mais do que o dobro do tamanho esperado do mercado em 2018. 

A transformação gerada por essas ferramentas supera a mera eficiência operacional. Setores como varejo, saúde, fintech e manufatura utilizam análises avançadas para entender melhor clientes, prever comportamentos de mercado e automatizar processos complexos, gerando perspectivas mais exatas. “Essas soluções contribuem no processamento de grandes volumes de informações, além de produzirem insights acionáveis para inovação e competitividade”, destaca Mathias Brem, sócio-fundador e CDO da Partenaire Rox, consultoria referência em dados e cibersegurança.

Com a evolução prevista para 2025, a demanda por ferramentas de análise capazes de lidar com dados em tempo real e de maneira escalável só deve crescer. Confira as soluções que o especialista indica como destaque para o próximo ano:

1.Google BigQuery 

Possuindo uma arquitetura serverless, o Google BigQuery é uma solução voltada para análise de grandes volumes de dados em tempo real, ideal para empresas que buscam reduzir custos operacionais e aumentar a agilidade nas decisões estratégicas. “Setores como varejo, saúde e fintech se beneficiam com o processamento rápido e preciso de informações, enquanto a aguardada integração com IA e machine learning deve torná-lo ainda mais relevante e impactante em 2025”, pontua o especialista.

  1. Microsoft Factory

É uma plataforma SaaS de análise de dados que integra ferramentas como Power BI, Synapse e Data Factory em um ambiente unificado, simplificando o uso e a gestão de dados para empresas de médio porte com infraestrutura mais enxuta. Seu modelo baseado em nuvem permite análises avançadas, monitoramento em tempo real e ciência de dados, tudo com menos necessidade de configuração complexa, tornando-se uma solução estratégica para negócios que buscam eficiência e integração no ecossistema Microsoft mas não tem equipe de tecnologia para administrar um ecossistema de dados.

  1. OpenSearch

O OpenSearch tem se consolidado como uma poderosa solução de código aberto para busca e análise de dados em tempo real, com aplicações que vão desde monitoramento de sistemas até detecção de anomalias e análise operacional. Evoluindo a partir do antigo Elasticsearch, o OpenSearch ganhou força por oferecer uma alternativa aberta e escalável para indexação e visualização de grandes volumes de dados. Amplamente utilizado em setores como tecnologia, segurança e e-commerce, ele permite o monitoramento proativo de operações críticas e a identificação rápida de eventos fora do padrão. “Para 2025, as tendências apontam para maior integração com ecossistemas de nuvem e o uso avançado de aprendizado de máquina, transformando o OpenSearch em uma escolha estratégica para organizações que precisam de insights em tempo real e flexibilidade de customização”, destaca Mathias Brem Garcia.

  1. Google Vertex AI Platform

É um ecossistema robusto de ferramentas de aprendizado de máquina e inteligência artificial desenvolvida para simplificar o desenvolvimento, treinamento, implantação e monitoramento de modelos. Combinando o poder das ferramentas de IA do Google em uma interface unificada, ele oferece uma série de funcionalidades projetadas para atender tanto a iniciantes quanto a especialistas em IA. Especialmente indicado para empresas de médio e grande porte que querem maior liberdade e escalabilidade das soluções e integração com modelos de todos os principais fornecedores do mercado.

  1. Apache Spark

O Apache Spark é uma plataforma de processamento distribuído que combina alta velocidade e eficiência, sendo peça essencial para análises em tempo real e machine learning. Com aplicações voltadas para e-commerce, telecomunicações e setor energético, o Spark tem expectativa de avançar para novas áreas e tecnologias a partir do desenvolvimento da IoT e do edge computing no próximo ano. A Databricks é a principal empresa a frente no uso da ferramenta mas não sendo a única e essa é uma das principais vantagens no uso da mesma uma vez que está disponível através das principais plataformas de nuvem como Google, Amazon, Oracle e Microsoft sendo interoperável e livre.

  1. Amazon QuickSight

Tem se tornado uma alternativa popular ao Power BI, especialmente entre usuários já integrados ao ecossistema AWS. Isso se deve principalmente à sua forte integração com serviços como Amazon SageMaker e Athena, que facilitam análises avançadas, aprendizado de máquina (ML) e manipulação de dados em larga escala. A Amazon está atrás na corrida da inteligência artificial ( LLMs ) mas ainda tem a maior parcela de usuários de nuvem pública do Brasil e essa sem dúvida será uma tecnologia em evidência em 2025.

  1. Google Looker 

O Looker, parte da família de soluções adquirida pela Google, integra Looker Studio (gratuito), Looker Studio Pro ( Google Workspace ) e Looker Platform, atendendo desde necessidades básicas até demandas empresariais avançadas. Essa família unifica análises com o ecossistema Google, incluindo BigQuery e Workspace, além de incorporar o Gemini para análises assistidas. O Looker Platform permite construir aplicativos analíticos sob medida, ideal para empresas que visam produtizar dados, enquanto o Looker Studio é acessível e altamente colaborativo, sendo estratégico para usuários do Google Cloud.

E-Commerce Update
E-Commerce Updatehttps://www.ecommerceupdate.org
E-Commerce Update est une entreprise de référence sur le marché brésilien, spécialisée dans la production et la diffusion de contenu de haute qualité sur le secteur du e-commerce.
ARTICLES CONNEXES

RÉCENTS

LES PLUS POPULAIRES

We've detected you might be speaking a different language. Do you want to change to:
English English
Português do Brasil Português do Brasil
English English
English (New Zealand) English (New Zealand)
English (South Africa) English (South Africa)
English (Canada) English (Canada)
English (Australia) English (Australia)
English (UK) English (UK)
العربية العربية
Български Български
বাংলা বাংলা
Hrvatski Hrvatski
Čeština Čeština
Dansk Dansk
Deutsch (Österreich) Deutsch (Österreich)
Deutsch Deutsch
Deutsch (Schweiz, Du) Deutsch (Schweiz, Du)
Ελληνικά Ελληνικά
Español de Costa Rica Español de Costa Rica
Español de Chile Español de Chile
Español Español
Español de México Español de México
Español de Ecuador Español de Ecuador
Español de República Dominicana Español de República Dominicana
Español de Argentina Español de Argentina
Español de Guatemala Español de Guatemala
Español de Colombia Español de Colombia
Suomi Suomi
Français du Canada Français du Canada
Français Français
Français de Belgique Français de Belgique
Galego Galego
ગુજરાતી ગુજરાતી
简体中文 简体中文
香港中文 香港中文
繁體中文 繁體中文
Tiếng Việt Tiếng Việt
Українська Українська
Türkçe Türkçe
Português de Angola Português de Angola
Svenska Svenska
हिन्दी हिन्दी
Русский Русский
Lietuvių kalba Lietuvių kalba
한국어 한국어
Italiano Italiano
Português Português
日本語 日本語
Polski Polski
ไทย ไทย
Română Română
العربية المغربية العربية المغربية
অসমীয়া অসমীয়া
עִבְרִית עִבְרִית
Cebuano Cebuano
Cymraeg Cymraeg
Eesti Eesti
Frysk Frysk
Euskara Euskara
Bahasa Indonesia Bahasa Indonesia
Íslenska Íslenska
Gàidhlig Gàidhlig
རྫོང་ཁ རྫོང་ཁ
ພາສາລາວ ພາສາລາວ
བོད་ཡིག བོད་ཡིག
هزاره گی هزاره گی
Basa Jawa Basa Jawa
O‘zbekcha O‘zbekcha
فارسی فارسی
Монгол Монгол
Hornjoserbšćina Hornjoserbšćina
മലയാളം മലയാളം
Close and do not switch language
[elfsight_cookie_consent id="1"]