AlkuUutisetJulkaisutSuomi lanastaa uuden vaiheen Petosten ehkäisyn leimassa ja laajentaa...

Fin julkistaa Petosten ehkäisyn merkin uuden vaiheen ja laajentaa aloitetta uusille segmenteille

Na próxima terça-feira (18), 22 instituições financeiras receberão da Fin (Confederação Nacional das Instituições Financeiras) a certificação do Selo de Prevenção a Fraudes 2025, iniciativa que reúne bancos, fintechs e instituições de pagamento para reforçar a integridade e a segurança das operações financeiras no país. Participam desta nova etapa representantes de associadas da Fin: Associação Brasileira de Bancos (ABBC), Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (Acrefi), Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e Zetta, associação que representa instituições financeiras e de pagamento brasileiras.

Diante do aumento e da sofisticação dos golpes digitais, o selo consolida a ação coordenada do setor financeiro para fortalecer a segurança do sistema e reconhecer instituições que adotam padrões avançados de prevenção, controle e conscientização contra crimes dessa natureza. 

“Não esperem dos bancos brasileiros e do sistema financeiro que fiquemos de braços cruzados. Usaremos todos os meios para enfrentar essa realidade. Não nos faltarão criatividade, resiliência, investimentos vultosos e ações concretas para coibir golpes financeiros e fraudes. Não iremos sucumbir às investidas dos criminosos cibernéticos. Haverá recursos e firme disposição para esse enfrentamento”, afirma Isaac Sidney, presidente da Febraban. 

A edição de 2025 amplia o alcance da iniciativa — lançada em 2024 — ao incluir fintechs e instituições de pagamento entre as certificadas, reforçando o papel transversal da Fin na coordenação da governança do selo.

“É fundamental garantir que os usuários realizem suas transações de forma conveniente, mas também segura. Nosso objetivo é eliminar vulnerabilidades que possam servir de porta de entrada a práticas criminosas. As fraudes e golpes não afetam apenas o setor, mas constituem um problema social que exige atuação conjunta”, destaca Eduardo Lopes, presidente da Zetta. 

“O Selo de Prevenção a Fraudes consolida um padrão de referência para o setor e contribui de forma decisiva para elevar o nível de confiança em todo o sistema financeiro. Essa iniciativa é especialmente relevante para as instituições de médio porte, que desempenham um papel fundamental na expansão da inclusão financeira e no processo de bancarização de novos públicos. Ao aderirem ao selo, essas instituições demonstram maturidade, compromisso e alinhamento às melhores práticas de segurança e integridade”, complementa o presidente da Associação Brasileira de Bancos (ABBC), Leandro Vilain. 

Para Cássia Botelho, diretora-superintendente da Fin e responsável pela coordenação do selo, a expansão da iniciativa reforça o esforço conjunto do setor no combate a golpes e fraudes digitais. 

“Expandir o selo para outros segmentos mostra que o setor financeiro está atuando de forma coordenada. A colaboração entre bancos, fintechs e instituições de pagamento é essencial para elevar o nível de segurança e proteger o cliente. Uma falha isolada pode comprometer a confiança de todo o sistema”, afirma. 

O presidente da Acrefi, Tadeu Silva, ressalta a importância de antecipar riscos e fortalecer controles:

“O selo reforça que o setor está agindo de forma integrada, técnica e responsável para antecipar riscos, fortalecer controles e promover educação contínua. Ao reconhecer as instituições que adotam padrões avançados de prevenção e governança, reafirmamos nosso compromisso com um ambiente financeiro mais seguro, transparente e preparado para o futuro. Somente com integridade e segurança podemos sustentar a inovação e garantir um mercado cada vez mais forte e confiável para o país”, afirma. 

Histórico

O primeiro ciclo do selo foi realizado em 2024, sob coordenação da Febraban, resultando na certificação de instituições bancárias que cumpriram requisitos de segurança e conformidade. A governança passou à Fin com o objetivo de ampliar o alcance da iniciativa para outros segmentos, incluindo instituições de pagamento e fintechs.

Benefícios do Selo de Prevenção a Fraudes

O selo atesta que a instituição financeira possui processos eficientes de prevenção, detecção e conscientização sobre fraudes. Ele demonstra alinhamento com as melhores práticas de mercado, atendendo às exigências legais e aos padrões de autorregulação em áreas como:

• Prevenção e mitigação de fraudes e golpes;

• Cooperação e parcerias externas no combate a fraudes;

• Gestão de risco transacional e governança de segurança;

• Conscientização e educação sobre prevenção de fraudes;

• Procedimentos rigorosos para abertura de contas.

Para obter o selo, as instituições interessadas devem formalizar o pedido junto à Fin. A certificação tem validade de 12 meses, com possibilidade de renovação após nova avaliação.

Serviço:

Entrega do Selo de Prevenção a Fraudes

Data: 18 de novembro de 2025 (terça-feira)

Horário: 15h

Local: Auditório FL Corporate – Térreo

Av. Brig. Faria Lima, 4300 – Itaim Bibi, São Paulo – SP, 04545-042

Transmissão ao vivo online neste linkki

E-commerce-päivitys
E-commerce-päivityshttps://www.ecommerceupdate.org
E-Commerce Update on brasilialaisen markkinan johtava yritys, joka on erikoistunut tuottamaan ja jakamaan laadukasta sisältöä verkkokaupan alasta.
LIITTYVÄT ASIAT

JÄTÄ VASTAUS

Ole hyvä ja anna kommenttisi!
Ole hyvä ja kirjoita nimesi tähän

VIIMEAIKAISTA

SUOSITUIMMAT

[elfsight_cookie_consent id="1"]