AlkuUutisetComo Retail Media transforma a Black Friday em resultados reais

Como Retail Media transforma a Black Friday em resultados reais

Em um cenário onde a jornada do consumidor é cada vez mais digital e fragmentada, o Retail Media se consolida como a principal estratégia para impulsionar as vendas na data mais importante do varejo. Segundo o relatório Retail 2025: 10 Tendências Moldando o Mercado de Retail Media, produzido pela Coresight Research, esse mercado deve movimentar US$179,5 bilhões globalmente até esse ano, com um crescimento anual de 15,4%.

Diante desse cenário, para Rodrigo Pimentel, CRO da Unlimitail, joint venture do Grupo Carrefour e Grupo Publicis, que tem como objetivo atender ao crescente mercado de Retail Media na Europa e América Latina, a Black Friday é um período intenso em que o tráfego qualificado é valioso e a disputa por atenção do cliente é acirrada. “Essa estratégia permite que as marcas se destaquem e falem diretamente com o público que já está propenso à compra. Assim, acaba sendo o canal que conecta a jornada de compra com a oferta da marca de forma fluida, aumentando a rentabilidade e a eficiência”, explica.

Os resultados da última temporada comprovam a força do varejo na Black Friday. Dados internos da Unlimitail mostram que o volume de pedidos nas lojas físicas chegou a crescer, em média, mais de 60% nas semanas que antecedem o evento, em comparação com a própria semana da Black Friday. No digital, a receita do e-commerce registrou aumento de 3% de aumento durante a semana da Black Friday em relação ao período pré-sazonalidade, reforçando como o consumidor é impactado em múltiplos pontos de contato ao longo da jornada de compra.

“A Black Friday gera uma quantidade imensa de dados de comportamento do consumidor, chamado de First-party data. No entanto, o principal desafio é saber como utilizar esses dados de forma estratégica para criar campanhas segmentadas e personalizadas, garantindo que a mensagem certa chegue ao público certo no momento mais decisivo”, acrescenta Pimentel.

Esse movimento de antecipação também se refletiu no fim de ano, com um salto de +114% em receita no e-commerce durante o período pré-Natal e Ano Novo, frente às semanas das próprias datas festivas. Entre as categorias que mais se destacaram no Grupo Carrefour (Atacadão, Sam’s Club e Carrefour), os resultados foram expressivos: +405% em artigos de viagens, +218% em pneus, +114% em soundbars e +69% em TVs, confirmando o papel estratégico do Retail Media em impulsionar tanto o engajamento quanto a conversão em categorias de alto potencial.

A medição de resultados em Retail Media é mais direta do que em outros canais, com métricas como o retorno sobre o investimento em anúncios e a incrementação das vendas. “Isso permite que as marcas provem a eficiência de seus investimentos e tomem decisões ágeis com base em dados sólidos. Além disso, elas podem transformar seus canais em plataformas de comunicação estratégicas, prontas para maximizar as vendas e garantir um retorno sobre o investimento robusto. Em um mercado cada vez mais dinâmico, o Retail Media se torna indispensável para construir um relacionamento de valor com o consumidor e impulsionar o crescimento do varejo”, conclui.

E-Commerce Uptate
E-commerce-päivityshttps://www.ecommerceupdate.org
E-Commerce Update on brasilialaisen markkinan johtava yritys, joka on erikoistunut tuottamaan ja jakamaan laadukasta sisältöä verkkokaupan alasta.
LIITTYVÄT ASIAT

JÄTÄ VASTAUS

Ole hyvä ja anna kommenttisi!
Ole hyvä ja kirjoita nimesi tähän

VIIMEAIKAISTA

SUOSITUIMMAT

[elfsight_cookie_consent id="1"]