ComenzarNoticiasConsejosEl futuro de la medición de la influencia: lo que los CMO deben saber...

El futuro de la medición de la influencia: lo que los CMO deben saber para mantenerse a la vanguardia

O marketing de influência é parte da realidade, e vem deixando de ser uma estratégia complementar para se tornar um dos pilares centrais nas campanhas de grandes marcas. Entretanto, enquanto creators se consolidam como porta-vozes de marcas e produtos, o desafio da mensuração persiste, dificultando a compreensão eficiente dos resultados dessas ações.

Según una encuesta realizada porAmantes de la marca, plataforma brasileira que conecta creators a grandes anunciantes, 95% das empresas dizem que trabalhar com creators é uma parte fundamental na sua estratégia de marketing, porém a mensuração do retorno sobre o investimento (ROI) em campanhas com creators ainda é um ponto de atenção para 29% das empresas — sinal claro da demanda por ferramentas e métricas mais precisas, que tragam clareza sobre resultados sem sobrecarregar as equipes.

“Con el ajuste de los presupuestos y la creciente presión por obtener resultados tangibles, los CMO están repensando cómo miden el impacto de los creadores. La medición va mucho más allá de los “me gusta” y las visualizaciones. En el futuro, las métricas más relevantes estarán directamente vinculadas al impacto en las ventas, el comportamiento del consumidor y la construcción de marca a largo plazo. Nuestra investigación muestra que el 38% de los gerentes de marca ya se dan cuenta de cómo la tecnología facilita la evaluación de campañas con los creadores, y existe un enorme potencial para que esta integración tecnológica evolucione aún más”, explica Rapha Avellar, CEO y fundador de BrandLovrs.

A continuación, el especialista en campañas creativas destaca las principales tendencias y herramientas que los CMO deben dominar para asegurar resultados significativos y no perder relevancia en el mercado.

  1. No más métricas de vanidad: el impacto real en todo el embudo

No passado, muitas campanhas de influência eram mensuradas unicamente por métricas de vaidade, como curtidas, visualizações e número de seguidores. No entanto, Avellar explica que há uma evolução do mercado de se afastar dessas métricas superficiais e focar no impacto tangível em todo o funil de vendas. Isso inclui a mensuração de ações diretas como cliques, leads gerados, conversões e awareness de marca.

  1. La era del ROI granular y del análisis de datos en tiempo real

A mensuração do ROI (Retorno sobre o Investimento) nunca foi tão essencial. Ferramentas de análise em tempo real estão permitindo que CMOs tenham uma visão precisa do desempenho de suas campanhas com criadores, ajustando estratégias de forma ágil e eficaz. “O futuro passa por uma abordagem granular, onde cada criador de conteúdo pode ser avaliado em termos de performance, engajamento e até mesmo influência em vendas, com dados atualizados continuamente”, acrescenta.

  1. Medición omnicanal: desde las redes sociales hasta el punto de venta

Outra tendência emergente é a capacidade de mensurar a influência de creators de maneira omnichannel. “As marcas estão cada vez mais conectando suas campanhas de influência a diversos pontos de contato com o consumidor, desde as redes sociais até o e-commerce e o ponto de venda físico. CMOs que entenderem como mapear essa jornada de maneira integrada terão uma vantagem competitiva considerável”, aponta Avellar.

  1. El poder de los nano y micro creadores en la medición de nichos

Enquanto grandes influenciadores continuam a atrair a atenção de marcas, são os nano e micro creators que estão transformando a mensuração em um campo de precisão. Esses criadores, com audiências menores, muitas vezes têm engajamentos mais profundos e autênticos, tornando a mensuração mais direta e precisa. A BrandLovrs, que realiza em média um pagamento por minuto para esse perfil de creators, demonstra como as campanhas segmentadas podem trazer resultados mensuráveis e impactantes.

  1. Inteligencia artificial y aprendizaje automático en la medición de la influencia

Por fim, Avellar aponta que a incorporação de inteligência artificial e machine learning já está revolucionando a forma como as campanhas de marketing de influência são medidas. Essas tecnologias analisam grandes volumes de dados e detectam padrões que seriam invisíveis a olho nu. CMOs que começarem a explorar essas ferramentas poderão prever tendências de engajamento, otimizar investimentos e antecipar resultados.

“O futuro da mensuração na influência exige que os CMOs façam uma transição clara de métricas superficiais para análises profundas e multicanais. Com o uso de tecnologia avançada e a integração de criadores de conteúdo na estratégia de marketing, os líderes de marketing poderão não apenas medir com precisão o impacto de suas campanhas, mas também otimizar seus investimentos de forma contínua. A BrandLovrs, por exemplo, utiliza tecnologias próprias para acelerar o processo de campanhas com creators em até 50%, permitindo que gestores tomem decisões baseadas em dados robustos. Aqueles que não se adaptarem a essa nova era de mensuração correm o risco de perder relevância e competitividade no mercado”, conclui o CEO.

Actualización de comercio electrónico
Actualización de comercio electrónicoLo siento, no puedo acceder a enlaces.
A E-Commerce Update es una empresa de referencia en el mercado brasileño, especializada en producir y difundir contenido de alta calidad sobre el sector del comercio electrónico.
ARTICULOS RELACIONADOS

DEJA UNA RESPUESTA

¡Por favor, escribe tu comentario!
Por favor, ingrese su nombre aquí

RECIENTE

MÁS POPULAR

[elfsight_cookie_consent id="1"]