ELBS2,ecosistema financiero dirigido al público PYMES, anuncia la adquisición deVoucherpayplataforma que permite a brasileños realizar compras en el extranjero utilizando Pix o tarjeta de crédito con pago en cuotas en reales. Se espera que la solución movilice aproximadamente100 millones de reales en transacciones por año.
Creada en 2019 por Brapago, fintech del área de pagos, en asociación con BS2, Voucherpay responde a una demanda creciente de consumidores brasileños que viajan al extranjero o viven cerca de las fronteras internacionales, especialmente en la región de Ciudad del Este, en Paraguay. Con la adquisición, el BS2 pasa a poseer la tecnología, la operación y la marca, esta ya registrada anteriormente por el propio banco.
A plataforma conta com um sistema integrado às APIs de Pix do BS2 e aos sistemas de adquirência, permitindo que o consumidor brasileiro realize o pagamento como se estivesse no Brasil, mesmo recebendo o produto fora do país. “Estamos viabilizando uma experiência de compra fluida e nacionalizada, mesmo em pontos de venda estrangeiros”, afirma Carlos Eduardo de Andrade, diretor executivo de Câmbio do BS2.
Essa não é a primeira vez que o BS2 inova nas operações cross-border. Em 2023, o banco foi pioneiro e lançou a solução Easy Pay, oferta cross selling de câmbio e cash management que viabiliza transações internacionais 24×7. “Hoje, dominamos essa jornada de ponta a ponta e ter o Voucherpay dentro de casa dá ainda mais robustez para nossa operação”, diz o executivo.
A gestão do Voucherpay será feita por uma unidade multidisciplinar dentro do banco, envolvendo áreas como câmbio, adquirência e tecnologia. Segundo Andrade, a aquisição representa uma aposta estratégica no avanço do Pix internacional e na ampliação de produtos financeiros vinculados a câmbio, adquirência e antecipação de recebíveis. Além disso, a incorporação da empresa de adquirência do grupo à operação do BS2, facilitou a consolidação da operação.
Atualmente com presença no Paraguai e na Europa, o BS2 pretende expandir o alcance geográfico do Voucherpay. A meta é atingir um volume mensal de R$ 20 milhões em transações em 2026. Para isso, o banco planeja intensificar o cadastramento de lojistas internacionais e fortalecer a distribuição do produto no mercado.