ComenzarArtículosCinco tendencias tecnológicas para 2025

Cinco tendencias tecnológicas para 2025

Antes, vivir la era de la tecnología era algo lejano, hoy, vemos cuán esenciales son los nuevos recursos tecnológicos en la vida diaria de las organizaciones. No es de extrañar que, según el Índice de Transformación Digital Brasil 2023, elaborado por Pwc Brasil, el 69% de las empresas esperan que el aumento de la eficiencia operativa ocurra, principalmente, debido al avance de la transformación digital.

Los datos de la encuesta coinciden con el actual momento de digitalización que atraviesan las empresas. Como prueba de ello, el estudio también señala que el 12% de las organizaciones invirtieron en la formación de nuevas áreas dedicadas a lo digital y la innovación, así como priorizaron especialistas en gestión de infraestructura, soluciones en la nube y automatización de procesos.

El movimiento de transformación digital es algo que, sin duda, continuará. Ante ello, es esencial que las empresas se mantengan atentas a las nuevas tendencias y busquen implementarlas, con el fin de obtener un mejor rendimiento y ventaja competitiva frente a los desafíos de gestión. Y, considerando que 2025 acaba de llegar, destaco aquí cinco tendencias que deben estar en la planificación estratégica de este año:

#1 Inteligencia Artificial Generativa:Eso, sin duda, seguirá siendo una tendencia fuerte. Según el estudio “El Potencial Económico de la IA Generativa”, realizado por McKinsey en 2023, se estima que esta tecnología puede añadir entre 2,6 y 4,4 billones de dólares por año a la economía global, ampliando el impacto total de la IA en un 15% a 40%. Además, se prevé que este recurso automatice la mitad de los trabajos entre 2040 y 2060, y se espera que este movimiento se acelere en hasta 10 años. Todas esas proyecciones muestran la magnitud del impacto y la importancia de integrar su uso en el día a día de la empresa.

#2 Computación de borde: a gestão de dados está entre as prioridades das organizações. Com isso, o Edge Computing é uma forte tendência, uma vez que se trata de uma arquitetura de dados que processa as informações perto do local em que foram gerados, via dispositivos com acesso à IoT (Internet das Coisas). Esse mecanismo é mais um apoio ao movimento de gestão em cloud, por fornecer ainda mais segurança e agilidade no processamento de registros.

#3 Ciberseguridad: complementando os tópicos anteriores, investir em segurança se mantém como uma importante tendência. Isso porque, à medida que novas tecnologias surgem, infelizmente, também aumenta o risco de ameaças cibernéticas. Quanto a isso, as empresas precisam aprimorar ações protetivas, utilizando soluções que permitam detectar e eliminar, com antecedência, eventuais riscos.

#4 Realidad virtual (RA) y aumentada (RV): há alguns anos, foi criada uma grande expectativa no mercado acerca do metaverso, porém, sua adoção ainda deve ocorrer de forma lenta, considerando que seus recursos se encontram em estágio de desenvolvimento. Por outro lado, as tecnologias de AR e VR devem obter uma adoção mais ampla, tendo em vista que podem ser utilizadas em treinamentos, reuniões, processos de criação e simulações, ajudando na conquista de resultados mais eficazes e melhorias significativas nas operações.

#5 Automatización y Robótica:não, os robôs não irão roubar o espaço dos seres humanos, mas serão importantes ajudantes. Considerando a velocidade do aumento de demandas, as empresas têm a missão de suprir esse cenário adotando recursos eficientes. Deste modo, a robótica e automação devem ganhar destaque, levando em conta seus benefícios como redução de custos operacionais, aumento de eficiência e entrega de serviços mais rápidos.

Todas as tendências têm em comum o fato de que, quando aplicadas em conjunto, contribuem efetivamente com o desempenho da organização. E, em se tratando da IA Generativa, essa tecnologia, possui um amplo potencial de impulsionar os negócios. Como prova desse protagonismo, um levantamento da Accenture em 2023, revelou que 97% dos executivos acreditam que essa Inteligência Artificial terá um impacto transformador nas suas empresas e setores.

Deste modo, é indispensável que as organizações visem integrar tais recursos em prol se simplificar processos e viabilizar tomada de decisões mais rápidas. Certamente, essa não é uma tarefa fácil, visto que a transformação digital impacta diretamente na cultura empresarial. Sendo assim, ter o apoio de uma consultoria especializada nessa abordagem e em integrar tecnologias, sem dúvidas, é uma excelente estratégia.

Um novo ano iniciou e, com ele, novas oportunidades no segmento da tecnologia irão surgir. Nesse sentido, sairão à frente aqueles que começarem a se preparar desde já. Afinal, o futuro não espera, e começa hoje.

André Nadjarian
André Nadjarian
André Nadjarian es vicepresidente de estrategia e innovación en Engine, una consultora pionera en soluciones SAP.
ARTICULOS RELACIONADOS

RECIENTE

MÁS POPULAR

[elfsight_cookie_consent id="1"]