Em um movimento que declara o fim do e-commerce tradicional e uma nova maneira de vender online, a Loja Integrada anunciou hoje, durante o evento “Na Komea 2026”, o lançamento oficial da Komea, primeiro copiloto de e-commerce brasileiro e uma nova categoria de e-commerce guiado, agora disponível para todo o mercado. Testado por mais de 180 clientes desde junho de 2025, a Komea funciona como uma nova camada sobre a plataforma da empresa, utilizando dados e Agentes de IA para identificar oportunidades e executar tarefas de forma autônoma.
O lançamento deixa claro ao mercado: qualquer um pode ser capaz de ganhar dinheiro vendendo online e consolida a Loja Integrada como uma das líderes em uso de IA no e-commerce. “Não se trata apenas de um novo produto, mas de uma nova lógica de venda online. A tecnologia deixa de ser passiva e passa a atuar como um guia inteligente, que identifica oportunidades, sugere caminhos e executa ações. É o fim do e-commerce tradicional e o nascimento do E-commerce Guiado. Com a Komea, o e-commerce deixa de ser vitrine e vira experiência de decisão”, afirma Lucas Bacic, CEO da Loja Integrada.
Com potencial de atender 100% da base ativa de clientes da plataforma, que já conta com 35 mil lojas entre atuais e novas, a Komea é uma tecnologia pensada para operar em escala, considerando que cerca de 20% de usuários novos devem testar ou utilizar a ferramenta. Prioridade estratégica e como diferencial competitivo, a Loja Integrada sempre investiu em inovação e 40% de todo o investimento em Novos Projetos e funcionalidades da Plataforma Loja Integrada é dedicado à Komea.
A Loja Integrada concentra, em um único ambiente, todas as ferramentas essenciais para vender online — criação de loja, vendas em marketplaces, pagamentos, logística, emissão de NF e automações de marketing. A Komea atua como uma camada de inteligência sobre essa infraestrutura. A tecnologia adiciona uma camada de inteligência capaz de avaliar a qualidade do negócio, analisando engajamento de clientes, lucratividade dos produtos e eficiência dos canais de venda, para então sugerir ações e executá-las de forma automatizada, mediante um simples aceite do lojista.
O e-commerce guiado parte da ideia de que a plataforma deixa de ser apenas uma ferramenta e passa a atuar como um “copiloto” do lojista: analisa dados do negócio, identifica oportunidades, recomenda próximos passos e automatiza ações — sempre com o aceite do empreendedor, como um parceiro do dia a dia do negócio. Nesse contexto, a Komea utiliza agentes de IA para reduzir a complexidade e possibilitar que qualquer pessoa possa vender online, independente da sua maturidade digital. Os agentes aprendem, sugerem e evoluem junto com o negócio do empreendedor de forma proativa trazendo atividades diárias para alcançar e reter clientes, sugerindo promoções ou recuperando carrinho, além de auxiliar na gestão do dia-dia, automatizando tarefas, compartilhando momentos diferentes da operação, para o lojista agir no momento certo.
A tecnologia também permite escalar, com consistência, uma experiência consultiva que antes dependia do atendimento humano: milhares de lojistas podem ser orientados simultaneamente, com personalização e padrão de qualidade. Além disso, as recomendações deixam de ser genéricas — o sistema cruza sinais de comportamento, desempenho da loja e momento do negócio para indicar ações que façam sentido e possam ser executadas na prática, fortalecendo resultados e a relação de confiança entre lojista e consumidor.
Um exemplo prático: o copiloto identifica um grupo de clientes recorrentes que deixou de comprar, sugere a criação de um cupom exclusivo e dispara automaticamente a campanha para esse público específico.
Uma nova geração de empreendedores brasileiros
Em apenas seis meses de operação , a Komea já apresenta resultados concretos. Jéssica , fundadora da Preciosa Criativa , papelaria de produtos personalizados e cliente da Loja Integrada há três anos, relata a mudança na rotina:
“Antes eu deixava de fazer campanhas porque não tinha tempo para criá-las. Agora, com a Komea, além de criar campanhas, elas são mais estratégicas, porque consigo entender melhor as oportunidades do meu negócio. Ganhei até mais tempo para pensar em ideias novas e ficar com minhas filhas.”
Os impactos também aparecem em números. A Frutifica, por exemplo, utilizou a Komea para antecipar sua Black Friday, criando campanhas altamente segmentadas com base em dados comportamentais.
“A Komea nos ajudou a entender as necessidades de diferentes grupos de clientes. Com campanhas específicas para cada um, conseguimos aumentar nosso ticket médio em 27% ”, afirma André Ara , fundador da Frutifica.
O fim do e-commerce tradicional
Fundada há 13 anos, a Loja Integrada nasceu com a missão de permitir que qualquer pessoa pudesse começar a vender online gratuitamente. Desde então, o mercado evoluiu — mas também se fragmentou. Hoje, para manter um e-commerce funcionando, é comum que o lojista precise integrar uma série de soluções: plataforma de e-commerce, ERP, CRM, integradores de marketplace, meios de pagamento, sistemas de frete, entre outras.
O impacto dessa fragmentação é direto na rotina do empreendedor. De acordo com dados da própria Loja Integrada, 55% do tempo do varejista digital é gasto em operações manuais, enquanto 63% sequer sabem se suas estratégias de mídia paga estão trazendo retorno real. Entre os empreendedores que tentam vender online, 37% afirmam que falharam por não saber divulgar seus produtos, 35% não conseguem identificar o melhor canal de vendas, seja loja própria ou marketplace, e 32% ficam sem recursos financeiros após os primeiros três meses, devido a custos com ferramentas, cursos e prestadores de serviço. Não por acaso, há tempos que cerca de 90% dos e-commerces falham em até 120 dias.
Foi a partir da exploração de tecnologias como LLMs (Large Language Models) e Agentes de Inteligência Artificial que a Loja Integrada identificou uma alternativa mais simples e eficiente para vender online: um sistema capaz de analisar dados, identificar oportunidades e agir de forma proativa.
“Apesar dos avanços tecnológicos dos últimos anos, vender online se tornou mais complexo do que nunca. O que antes era um jogo acessível para qualquer microempreendedor hoje exige operar diversas ferramentas, consumir uma infinidade de conteúdos e executar tudo manualmente, todos os dias. Diante desses desafios, A pergunta que nos guiou foi simples: e se todo empreendedor pudesse começar seu negócio ao lado de um especialista que o orienta para o sucesso?”, explica Lucas Bacic.
A sensação de sobrecarga é comum entre quem empreende no digital. Edilaine, vendedora de acessórios pelo Instagram, resume o sentimento: “O pior dia pra mim é quando olho o relógio, vejo que são 14h e percebo que não avancei em nada do que precisava. Só apaguei incêndios.”
Atenção ao movimento
Disponibilizada gratuitamente, a Komea reforça a visão da Loja Integrada de que qualquer pessoa deve ser capaz de ganhar dinheiro vendendo online. Mais do que lançar uma nova tecnologia, a empresa aposta em um movimento de transformação do mercado.
“Mais do que tecnologia, estamos criando um movimento. Um movimento onde a tecnologia deixa de ser apenas ferramenta e se torna guia — para transformar o talento do brasileiro em vendas”, afirma Lucas Bacic. “Uma nova geração de empreendedores está surgindo, com inteligência artificial operando ao seu lado. Hoje é o dia zero dessa transformação”, diz.
Com a iniciativa, a Loja Integrada se consolida como uma das líderes em uso de inteligência artificial no e-commerce brasileiro e desafia o modelo tradicional, propondo uma experiência mais simples, integrada e guiada de vender online.

Confira o vídeo no link https://drive.google.com/file/d/1cpoAwozko1iRpXiZxhaQR-JZFQbZT9Gz/view?t=4

