da Worldpay, 84% dos brasileiros já utilizam carteiras digitais como PicPay, Mercado Pago, Apple Pay e Google Pay, uma das maiores taxas do mundo. Em alguns segmentos de e-commerce, as carteiras já superam o cartão de crédito como forma de pagamento preferida.
“As carteiras digitais trazem benefícios importantes para o consumidor, como a criptografia dos dados do cartão, autenticação biométrica e diminuição do risco de vazamento de informações sensíveis. Durante a Black Friday, quando há um aumento exponencial no volume de transações, a utilização dessas ferramentas pode fazer toda a diferença na segurança das compras”, destaca o especialista em tecnologia financeiro e CRO da Azify, Gustavo Siuves.
5) Biometria e autenticação: segurança em primeiro lugar
As tecnologias de segurança também avançaram significativamente. Blockchain, criptografia de ponta, biometria avançada e autenticação multifator tornam as operações digitais cada vez mais seguras, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
“Uma dica fundamental é que os consumidores optem por carteiras digitais de empresas reconhecidas no mercado, não deixem de ativar a autenticação em duas etapas e mantenham os aplicativos sempre atualizados. Desconfie de links que pedem para ‘atualizar’ ou ‘validar’ sua carteira digital, ou ligações recomendando o mesmo – bancos e empresas legítimas nunca fazem esse tipo de solicitação. Segurança precisa ser um ponto-chave em grandes eventos do varejo”, acrescenta Siuves, da Azify.
Impactos esperados para a Black Friday 2025
As novas tecnologias de pagamento devem gerar impactos significativos tanto para consumidores quanto para lojistas:

