འགོ༌བཙུགས༌ནིགནས་ཚུལPequenas empresas brasileiras adotam redes sociais, mas podem estar perdendo oportunidade na...

Pequenas empresas brasileiras adotam redes sociais, mas podem estar perdendo oportunidade na era da IA

De acordo com a Pesquisa Global de Empreendedorismo 2025 da GoDaddy, quase metade das pequenas empresas no Brasil agora opera principalmente on-line, usando sites, marketplaces ou redes sociais para vender. Isso mostra uma mudança clara, à medida que os empreendedores adotam canais digitais para alcançar clientes, aumentar as vendas e se manter competitivos no mercado atual.

A ascensão das pequenas empresas que priorizam o digital

Hoje, administrar uma empresa no Brasil significa ir além de uma loja física. Enquanto 28% das pequenas empresas ainda trabalham principalmente em um local físico, quase um terço (32%) opera principalmente nas redes sociais. Outros 12% agora administram seus negócios preferencialmente por meio de seu próprio site.

Os canais de vendas também refletem essa mudança. Embora 26% vendam pessoalmente, 14% usam lojas on-line ou marketplaces e 43% vendem diretamente pelas redes sociais.

Essa combinação de abordagens físicas e digitais mostra que as pequenas empresas brasileiras estão encontrando novas maneiras de atender aos clientes, seja na loja, on-line ou nas redes sociais. A capacidade de combinar diferentes métodos indica uma evolução significativa na capacidade das empresas de se adaptar às necessidades e preferências dos clientes.

Redes sociais: uma ferramenta fundamental com desafios reais

As redes sociais desempenham um papel importante na forma como as pequenas empresas no Brasil operam e crescem: 90% dos empreendedores afirmam que são importantes para sua estratégia de vendas, e quase dois em cada três (70%) dizem que são muito importantes. Elas também se tornaram o principal lugar para aprender sobre como administrar um negócio: 59% recorrem às redes sociais para obter insights, à frente de recursos educacionais tradicionais, como livros e blogs (40%), e até mesmo ferramentas de inteligência artificial, como o ChatGPT (37%).

Mas, embora o valor seja claro, os desafios também o são. Quando se trata de gerenciar sua presença nas redes sociais, muitos empreendedores têm dificuldade com o conteúdo: 38% afirmam que é difícil ter ideias interessantes para postar, e outros 31% não têm tempo suficiente para criar e postar regularmente. Mesmo quando o conteúdo é compartilhado, converter o engajamento em vendas continua sendo difícil: 59% afirmam ter dificuldade em converter seguidores em clientes, e 65% não conseguem alcançar o público certo.

Esses obstáculos mostram que, embora as redes sociais sejam essenciais, não são fáceis. Os empreendedores precisam de ferramentas mais inteligentes e de apoio para transformar a atividade digital em crescimento real dos negócios.

A necessidade de ferramentas mais inteligentes e apoio da IA

À medida que os empreendedores brasileiros se tornam digitais, muitos sabem exatamente o que os ajudaria a vender nas redes sociais. Dois terços (67%) afirmam que precisam de maneiras melhores de alcançar o público certo, e quase metade (45%) quer ferramentas mais simples para criar e publicar conteúdo, destacando uma demanda clara por soluções práticas que economizem tempo.

A IA está começando a desempenhar um papel importante, especialmente entre os empresários proativos. Aqueles que já usam IA são mais propensos a querer insights mais profundos sobre o que está funcionando (40% contra 25% dos usuários que não usam IA), mas estão próximos em termos de interesse em dicas e modelos para escrever legendas e anúncios (28% contra 29% dos usuários que não usam IA). Essas preferências sugerem que as pequenas empresas não estão apenas experimentando a IA, mas buscando um suporte inteligente e focado que economize tempo e entregue resultados.

“Na GoDaddy, percebemos o grande potencial dos empreendedores e entendemos como é difícil transformar os esforços on-line em crescimento real”, disse Luiz D’Elboux, Country Manager da GoDaddy no Brasil. “É por isso que nos concentramos em oferecer ferramentas inteligentes e fáceis, como o Show In Bio, que podem ajudar a transformar o engajamento social em vendas reais, sem adicionar mais trabalho.”

A oportunidade à frente

À medida que mais empresas pequenas no Brasil migram para o mundo on-line, a necessidade de ferramentas e suporte eficazes continua a crescer. A GoDaddy está empenhada em ajudar os empreendedores a ter sucesso com soluções fáceis de usar, como o Show In Bio, o GoDaddy Studio e o GoDaddy Airo®, todas concebidas para simplificar o marketing digital e transformar o engajamento em resultados reaisS

གློག་རྡུལ་ཚོང་དོན་དུས་མཐུན།
གློག་རྡུལ་ཚོང་དོན་དུས་མཐུན།https://www.ecommerceupdate.org
གློག་རིག་ཚོང་འབྲེལ་དུས་མཐུན་བཟོ་མི་འདི་ བཱ་རཱ་ཟིལ་གྱི་ཁྲོམ་ཁར་ གློག་རིག་ཚོང་འབྲེལ་ལས་སྡེ་གི་སྐོར་ལས་ སྤུས་ཚད་ཅན་གྱི་ནང་དོན་བཟོ་བསྐྲུན་དང་ ཁྱབ་སྤེལ་འབད་ནི་ལུ་ མཁས་མཆོག་སྦེ་ཡོད་མི་ ལས་སྡེ་གཙོ་བོ་ཅིག་ཨིན།
འབྲེལ་ཡོད་རྩོམ་ཡིག།

ལན་ཅིག་བཞག།

ཁྱོད་རའི་བསམ་འཆར་བཀོད་གནང་།
མིང་འདི་ནང་བཀོད་གནང་།

འཕྲལ་ཁམས་ཅིག་ཁར

ཡོངས་གྲགས་ཆེ་ཤོས།

[elfsight_ཀུ་ཀི་_མོས་མཐུན་ id="1"]