འགོ༌བཙུགས༌ནིགནས་ཚུལInvestimento em IA cresce, mas desafios de capacitação e dados limitam seu...

Investimento em IA cresce, mas desafios de capacitação e dados limitam seu impacto

Quase unânimes (96%) em afirmar que vão ampliar os investimentos em Inteligência Artificial (IA) neste ano, os CIOs, diretores de Tecnologia de Informação, enfrentam um paradoxo: apenas 49% dizem que suas equipes estão preparadas e 46% relatam insuficiência de dados para sustentar os projetos, conforme recente estudo da PwC.

Mas o que fazer quando a empresa já enxerga o valor da IA e esbarra na falta de dados ou de preparo do time?

“A tecnologia por si só não basta. Sem treinamento adequado e dados de qualidade, o investimento em IA pode não gerar o impacto esperado. E esse também é um papel dos líderes; capacitar pessoas, garantir suporte técnico robusto e integrar sistemas para transformar IA em vantagem competitiva real”, afirma João Neto, CRO da Unentel.

A governança da IA também está em construção: só 42% das empresas possuem políticas estruturadas e 49% estão em implementação, segundo a Logicalis. Ainda assim, os resultados aparecem rápido: 77% das companhias que investiram nos últimos 12 meses já registraram retorno sobre o investimento.

“Ou seja, mesmo com as lacunas estruturais, a IA já mostra resultados concretos, o que torna mais urgente investir em capacitação e boas práticas de governança. Ainda há muito espaço para ampliá-las e ter mais retorno em resultados”, continua CRO.

Outro dado importante, apontado pelo Gartner, indica que 63% das empresas com alto nível de maturidade em IA já acompanham os resultados de seus projetos por meio de métricas sólidas de ROI e satisfação do cliente. No entanto, menos da metade dessas organizações conseguem manter seus projetos de IA operacionais por três anos ou mais, o que reforça a importância de estratégias estruturadas e de longo prazo.

Para que esses investimentos em IA sejam duradouros e transformadores, é necessário elevar a confiança e a capacidade operacional das equipes, fortalecer a gestão de dados e consolidar uma cultura de aprendizado contínuo, trinômio que, para João Neto, é fundamental para garantir que a inovação realmente se traduza em valor de negócio.

“Não basta investir: é preciso preparar o terreno para que dados, pessoas e cultura caminhem juntos”, encerra o executivo.

གློག་རྡུལ་ཚོང་དོན་དུས་མཐུན།
གློག་རྡུལ་ཚོང་དོན་དུས་མཐུན།https://www.ecommerceupdate.org
གློག་རིག་ཚོང་འབྲེལ་དུས་མཐུན་བཟོ་མི་འདི་ བཱ་རཱ་ཟིལ་གྱི་ཁྲོམ་ཁར་ གློག་རིག་ཚོང་འབྲེལ་ལས་སྡེ་གི་སྐོར་ལས་ སྤུས་ཚད་ཅན་གྱི་ནང་དོན་བཟོ་བསྐྲུན་དང་ ཁྱབ་སྤེལ་འབད་ནི་ལུ་ མཁས་མཆོག་སྦེ་ཡོད་མི་ ལས་སྡེ་གཙོ་བོ་ཅིག་ཨིན།
འབྲེལ་ཡོད་རྩོམ་ཡིག།

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

འཕྲལ་ཁམས་ཅིག་ཁར

ཡོངས་གྲགས་ཆེ་ཤོས།

[elfsight_ཀུ་ཀི་_མོས་མཐུན་ id="1"]