འགོ༌བཙུགས༌ནིགནས་ཚུལConfiança em influenciadores e e-commerce impulsionam consumo no Dia dos Namorados, aponta...

Confiança em influenciadores e e-commerce impulsionam consumo no Dia dos Namorados, aponta levantamento da LOI

Um levantamento feito pela LOI, consultoria especializada em marketing de influência, mostra que o Dia dos Namorados segue entre as quatro datas mais importantes para o comércio brasileiro, ficando atrás apenas do Natal, Dia das Mães e Dia dos Pais. Neste ano, a expectativa é que a data movimente R$22,14 bilhões em vendas no varejo e em serviços, segundo dados da CNDL.

O estudo, que reuniu fontes como a pesquisa “Dia dos Namorados 2025” da Globo & PiniOn e dados da CNDL/SPC Brasil, destaca o protagonismo dos influenciadores digitais na jornada de consumo. De acordo com o levantamento, 78% dos brasileiros consideram confiáveis as recomendações de criadores de conteúdo, e 73% já compraram produtos por indicação de influenciadores, índices que superam as médias globais.

“Os influenciadores já não são apenas parte da estratégia: eles são o canal principal de inspiração e decisão para o consumidor”, afirma Felipe Colaneri, cofundador da LOI. “O marketing de influência deixou de ser algo à parte e se tornou central, especialmente em datas como o Dia dos Namorados”.

Além disso, o levantamento revela que:

  • Produtos de beleza, roupas e chocolates/doces lideram tanto entre os itens mais comprados quanto entre os mais desejados;
  • ticket médio pretendido é de até R$ 300, embora quase metade (46%) associe presentes caros à demonstração de importância no relacionamento;
  • 62% dos consumidores preferem lojas físicas, principalmente pela facilidade de troca;
  • Apesar disso, o e-commerce se mantém relevante, com 73% dos compradores online optando por aplicativos e 22% considerando até o Instagram como plataforma de compra;
  • O comportamento de compra começa a se intensificar entre 15 dias e uma semana antes da data, com destaque para as compras de última hora, reflexo direto do padrão de busca no Google.

Outro dado que chama a atenção é o crescimento nas vendas observado em 2024, com um aumento de 4,9% no total durante o período da data comemorativa, sendo o e-commerce o grande destaque, com alta de 15,5% no faturamento, segundo o Índice Cielo de Varejo Ampliado. Entre os segmentos que mais cresceram estão óticas e joalherias (+19,1%) e cosméticos (+9,6%), reforçando a força desses mercados na data.

O estudo também evidencia o peso da influência do presenteado no processo de compra: a maioria dos consumidores se baseia em dicas da própria pessoa a ser presenteada na hora de decidir o que comprar. Além disso, 66% dos entrevistados iniciam a busca pelo presente com 15 a 30 dias de antecedência, mas o Google aponta que a maior parte das compras efetivamente ocorre na última semana, véspera ou até no próprio Dia dos Namorados, mostrando a força do impulso na decisão de compra.

O estudo ainda aponta uma curiosidade sobre o comportamento da Geração Z: jovens estão namorando menos, um reflexo do uso intensivo de redes sociais e de uma preferência crescente por eventos diurnos e experiências ao ar livre, em vez da vida noturna tradicional.

གློག་རྡུལ་ཚོང་དོན་དུས་མཐུན།
གློག་རྡུལ་ཚོང་དོན་དུས་མཐུན།https://www.ecommerceupdate.org
གློག་རིག་ཚོང་འབྲེལ་དུས་མཐུན་བཟོ་མི་འདི་ བཱ་རཱ་ཟིལ་གྱི་ཁྲོམ་ཁར་ གློག་རིག་ཚོང་འབྲེལ་ལས་སྡེ་གི་སྐོར་ལས་ སྤུས་ཚད་ཅན་གྱི་ནང་དོན་བཟོ་བསྐྲུན་དང་ ཁྱབ་སྤེལ་འབད་ནི་ལུ་ མཁས་མཆོག་སྦེ་ཡོད་མི་ ལས་སྡེ་གཙོ་བོ་ཅིག་ཨིན།
འབྲེལ་ཡོད་རྩོམ་ཡིག།

ལན་ཅིག་བཞག།

ཁྱོད་རའི་བསམ་འཆར་བཀོད་གནང་།
མིང་འདི་ནང་བཀོད་གནང་།

འཕྲལ་ཁམས་ཅིག་ཁར

ཡོངས་གྲགས་ཆེ་ཤོས།

[elfsight_ཀུ་ཀི་_མོས་མཐུན་ id="1"]