Anualmente, a Black Friday movimenta o mercado e o interesse dos consumidores mesmo antes da data oficial de promoções, que acontece no próximo dia 28. Nas redes sociais, o assunto revela as intenções de compra dos usuários e quais produtos, marcas e lojas serão as mais visadas. Uma pesquisa que analisou a expectativa para o período de ofertas revelou que, entre as grandes varejistas, a Amazon lidera o volume de menções, sendo citada por 81% dos perfis que repercutiram o tema.
“Esse resultado mistra uma divergência significativa entre visibilidade em mídias sociais e tráfego efetivo de website, pois a Amazon, por exemplo, ocupa a terceira posição em acessos ao site, com aproximadamente 200 milhões de acessos mensais conforme dados do eCommerce Brasil”, afirma Lilian Carvalho, coordenadora do Centro de Estudos em Marketing Digital da FGV/EAESP e responsável pela pesquisa, feita em parceria com a Polis Consulting, e que analisou 124 mil menções ao tema e 182 milhões de impressões, entre outubro e novembro.
Em segundo lugar está o Mercado Livre, com 6,4% das menções. “Um paradoxo”, segundo Carvalho, já que este marketplace é o líder absoluto em acessos ao website, superando 300 milhões de acessos mensais. A Shopee aparece na terceira posição com 4,1% das menções.
“Esta distribuição sugere diferenças significativas nas estratégias de engajamento em mídias sociais entre as plataformas, assim como possíveis diferenças na predisposição dos usuários de diferentes redes em gerar conteúdo sobre cada varejista. Além, é claro, de questionar os reais impactos da performance de tráfego, tema central para estratégias de marketing digital no varejo contemporâneo”, reforça a pesquisadora.
Marcas mais desejadas
Ainda de acordo com o levantamento, a análise das marcas mais mencionadas revela concentração significativa em determinados players. Apple lidera de forma expressiva com 32% das menções, refletindo tanto o valor agregado percebido pela marca quanto o preço, que a torna particularmente atrativa durante promoções.
A Samsung ocupa a segunda posição, com 16% das menções, seguida por LG (9,9%) e Xiaomi (7,8%). No segmento de beleza, Boticário concentra 8,9% das menções e Natura 7,4%, demonstrando a força de marcas nacionais no contexto da Black Friday.
Nike e Adidas representam 4% e 3,3% respectivamente, indicando interesse por produtos esportivos durante o evento, embora em proporção menor que categorias líderes.

