DER Treeal – fintech especializada em soluções de meios de pagamento – acaba de dar mais um passo em sua evolução tecnológica. Autorizada pelo Banco Central a atuar como Instituição de Pagamento (IP) e Iniciadora de Transação de Pagamento (ITP), a empresa passa a operar com Pix direto, modelo em que se conecta diretamente ao Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI) do Banco Central, sem necessidade de um banco intermediário para liquidar as operações.
A novidade integra a estratégia da Treeal de fortalecer seu ecossistema digital e otimizar a experiência de pagamentos para empresas e consumidores. A conexão direta traz ganhos de agilidade, previsibilidade e redução de custos, além de liquidação em tempo real.
Nach den CEO, João Santos, apenas 59 instituições de pagamentos reguladas no país possuem autorização para operar nesse formato. “O Pix direto exige infraestrutura própria, liquidez regulatória e homologação do Banco Central. A maioria ainda depende de bancos liquidantes para processar as transações”, explica.
Com mais de R$ 12 bilhões processados e cerca de 200 milhões de Pix por mês, a Treeal amplia sua autonomia para inovar e aprimorar seus serviços. O novo modelo abre caminho para funcionalidades como Pix parcelado, Pix agendado e soluções customizadas de liquidação instantânea.
“Nosso propósito é democratizar o acesso a tecnologias de pagamento, com segurança, rapidez e transparência”, destaca Santos.
Desde seu lançamento, em 2020, o Pix se tornou o principal meio de pagamento do país, usado por 93% dos brasileiros e responsável por 47% das transações financeiras, segundo dados do Google.
“Estar conectado diretamente ao SPI é operar no coração do sistema financeiro nacional, com a mesma infraestrutura dos bancos tradicionais. Isso eleva a Treeal a um novo patamar tecnológico e operacional, pronto para escalar volume e criar produtos com mais velocidade e segurança”, conclui o executivo.
O novo modelo já está disponível para toda a base de clientes.

