开始新闻研究揭示2025年黑色星期五物流趋势与机遇

研究揭示2025年黑色星期五物流趋势与机遇

Como tendência para a Black Friday de 2025, as regiões Sudeste e Sul são apontadas como os principais pólos logísticos esse ano, tanto na origem quanto no destino dos pacotes no país. Os dados são do levantamento do Mapa da Logística, realizado pela Loggi, com base em análises preditivas e inteligência de dados considerando as perspectivas de movimentações de pacotes do último ano. A pesquisa apresenta, pela primeira vez, uma seção dedicada à data, destacando tendências e previsões para um dos períodos mais importantes do varejo digital. O estudo ainda prevê aumento expressivo na movimentação de mercadorias nas regiões Nordeste e Centro-Oeste, refletindo a expansão geográfica do consumo online no Brasil.

Entre as categorias com maior potencial de crescimento para a data estão cosméticos e perfumaria; seguido de vestuário e moda; calçados, eletrônicos e informática; artigos esportivos e alimentos. Também podem ganhar destaque os segmentos de jóias e bijuterias; jogos e brinquedos; além de papelaria, livraria e impressão gráfica — evidenciando a diversificação no perfil de compras e nas oportunidades para negócios de diferentes nichos.

Em relação ao valor médio por pedido, o estudo revela expectativas distintas conforme o porte do negócio. Para grandes marcas, o possível ticket médio é de R$ 197, enquanto os pequenos podem registrar média de R$ 184, reforçando a relevância das PMEs e marcas independentes em categorias e produtos com boas perspectivas de ganhos. 

Interior do Brasil movimenta o e-commerce de PMEs

Ainda de acordo com o Mapa da Logística, o e-commerce brasileiro tem se expandido para regiões que antes registravam menor presença nesse setor. O estudo revela que as pequenas e médias empresas (PMEs) – localizadas em capitais como São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR) e Brasília (DF) – apresentaram crescimento expressivo de 194% no envio de pacotes para consumidores de cidades do interior, como Niterói (RJ), Ribeirão Preto (SP), Sorocaba (SP), São José dos Campos (SP) e Vila Velha (ES). Esse movimento evidencia o avanço da digitalização do consumo fora dos grandes centros urbanos e reforça a importância da logística na conexão entre diferentes regiões do país.

Além disso, há outro dado que confirma a dinamização das vendas online: o aumento de 80% no volume de pacotes enviados por empresas situadas em cidades do interior, como São José dos Pinhais (PR), Brusque (SC), Joinville (SC), Serra (ES) e Londrina (PR), com destino a outras cidades interioranas como Santos (SP), Jundiaí (SP), Uberlândia (MG), Maringá (PR) e São José do Rio Preto (SP). Esse dado mostra que o interior também se consolida como polo emissor e receptor de compras online, ampliando a circulação de produtos fora dos grandes centros metropolitanos.

PMEs optam por pontos de recebimento

Um modelo que vem ganhando a atenção e a preferência dos empreendedores, especialmente devido ao maior acesso e à redução nos custos de envio, é o uso de pontos de recebimento para envio de pacotes — conhecidos como PUDOs (Pick up and Drop off points). O uso destes aumentou em 22% no terceiro trimestre do ano, em comparação com o segundo trimestre. 

Regiões e categorias de destaque no e-commerce brasileiro

No terceiro trimestre de 2025, novos estados ganharam destaque no Mapa da Logística em termos de movimentação de pacotes no país, acompanhando a evolução e diversificação do e-commerce entre pequenos, médios e grandes negócios em diferentes regiões do Brasil.

No período, o Centro-Oeste se consolida como uma região estratégica, com Goiás liderando o ranking de crescimento (+202%) – enquanto o Paraná estreou entre os cinco estados com maior movimentação (+15%). O Nordeste e Norte também avançam: Bahia, Ceará, Pernambuco e Rondônia se consolidam como pólos logísticos estratégicos. As regiões Sudeste e Sul se destacaram pela maior presença de PMEs, com 13% e 22%, respectivamente, superando as grandes marcas, que registraram 11% e 12% nessas mesmas regiões. Em termos de categorias, artigos esportivos registraram a maior taxa de crescimento do trimestre (150%), enquanto óticas cresceram 310% no 1º semestre.

电子商务更新
电子商务更新https://www.ecommerceupdate.org
E-Commerce Update是巴西市场的标杆企业,专注于生产和传播电子商务领域的高质量内容。
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

RECENT

MOST POPULAR

[elfsight_cookie_consent id="1"]