开始新闻1º de maio - Dia do trabalho: Especialista analisa tendências e carreiras...

1º de maio – Dia do trabalho: Especialista analisa tendências e carreiras em alta no cenário tech

Neste dia 1º de maio, o olhar se volta para as conquistas históricas dos trabalhadores, mas também para as novas fronteiras que o mundo do trabalho está abrindo. E poucas áreas refletem essas transformações de forma tão acelerada quanto o setor de tecnologia. Com os avanços da área como com a inteligência artificial (IA), computação em nuvem e  cibersegurança, a  tecnologia da informação (TI) se tornou não só o “combustível” da economia digital, mas também de todo o mercado.

O reflexo disso está na alta demanda por profissionais da área. De acordo com o relatório sobre o Futuro dos Empregos 2025, desenvolvido pelo World Economic Forum, espera-se até 2030 a criação de 170 milhões de novos empregos globalmente, impulsionados por tendências como avanços tecnológicos, transição verde e mudanças demográficas. No entanto, estima-se que 92 milhões de empregos serão deslocados no mesmo período, resultando em um crescimento líquido de 78 milhões de postos de trabalho. O relatório destaca que as profissões com maior crescimento percentual incluem especialistas em big data, engenheiros de fintech e especialistas em inteligência artificial e aprendizado de máquina.

Segundo a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom), o setor de tecnologia deve abrir até 147 mil novas vagas formais em 2025, considerando o cenário mais otimista. Na projeção base, são esperados 88 mil novos postos de trabalho com carteira assinada. A necessidade por profissionais qualificados já é evidente: entre 2018 e 2022, o mercado demandou 665 mil talentos para essas posições, enquanto a formação técnica e superior entregou apenas 465 mil, gerando uma lacuna de 30,2%. Em 2021, esse déficit foi ainda maior, alcançando 66,7%.

Além da questão quantitativa, outro ponto complexo são as competências e características dos profissionais. O mercado está mais exigente, demandando perfis cada vez mais especializados, híbridos e estratégicos. Para Gilberto Reis, COO da Runtalent, empresa referência em tecnologia e serviços digitais, “o profissional de tecnologia em 2025 não é apenas um programador ou um analista. Ele é um solucionador de problemas complexos, com visão de negócio, domínio técnico e habilidades interpessoais bem desenvolvidas”.

Ainda segundo o levantamento da Brasscom, os cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas lideram a formação de novos profissionais de tecnologia, com mais de 34 mil formados, seguidos por Computação e Tecnologias da Informação e Comunicação, com 11,2 mil, e Ciência da Computação, com 9,3 mil. 

De acordo com o executivo, os dados mostram como o mercado tem buscado profissionais cada vez mais especializados e alinhados às novas demandas tecnológicas, embora reforce que qualificação não é a única exigência das empresas. “Nos dias atuais, embora seja muito importante para profissionais de tecnologia o domínio de hardskills como linguagens, conhecimento avançado em cloud platforms (arquitetura de microservices, ferramentas de automação e cibersegurança integrada, entre outras, são as softskills os fatores diferenciais. Vemos que as contratações cada vez mais se baseiam pelo comportamento do que pelo diploma. A curiosidade, a capacidade de aprender rápido e a inteligência emocional são diferenciais para um talento em tecnologia”, enfatiza o especialista.

Carreiras em alta

Além de analisar o atual mercado de tecnologia de informação, o COO da Runtalent, Gilberto Reis, listou algumas das principais áreas e carreiras em alta no setor para este ano. São elas:

  • Cloud Computing

Começando como técnico ou analista de infraestrutura, o profissional pode evoluir para arquiteto de soluções em nuvem, engenheiro DevOps e, futuramente, CTO de Infraestrutura.

  • Cibersegurança

O caminho vai de analista de segurança da informação a engenheiro de resposta a incidentes e, mais adiante, Chief Security Officer (CSO).

  • Inteligência Artificial

A trajetória pode iniciar com cientista de dados júnior, seguir para engenheiro de machine learning e alcançar cargos como AI strategist ou líder de ética em IA.

  • Análise de Dados e Big Data

O profissional começa como analista de dados ou BI, evolui para engenheiro de dados ou cientista de dados e pode chegar a posições como Chief Data Officer (CDO) ou estrategista de dados corporativos.

  • Desenvolvimento de software e Low-Code/No-Code

Inicia como desenvolvedor júnior ou “citizen developer” em plataformas low-code, pode avançar para full stack, arquiteto de software ou líder técnico com foco em soluções ágeis e escaláveis.

  • Realidade Aumentada/Virtual e Metaverso Corporativo

Começa como designer 3D, desenvolvedor XR ou modelador virtual, podendo crescer para especialista em experiências imersivas, gerente de metaverso ou estrategista de ambientes virtuais corporativos.

  • Automação e Robótica (RPA e IA integrada)

Parte de funções como desenvolvedor de RPA ou analista de processos automatizados, com possibilidade de evoluir para arquiteto de automação, engenheiro de IA aplicada ou gerente de transformação digital.

Atualização de E-Commerce
Atualização de E-Commercehttps://www.ecommerceupdate.org
E-Commerce Update是巴西市场的标杆企业,专门生产和传播关于电子商务行业的高质量内容。
相关文章

提交回复

请输入您的评论!
请在此处输入您的姓名

最新动态

热门文章

[elfsight_cookie_consent id="1"]