Para operar o novo serviço, a FedEx passou por um processo conduzido pela Receita Federal do Brasil, que atestou a conformidade da operação e da estrutura da filial com as regras de segurança e controle aplicáveis a recintos alfandegados. O armazém foi adaptado para atender às exigências do órgão, incluindo a instalação de tecnologia e equipamentos de grande porte.
A reformulação nas instalações também contemplou medidas de sustentabilidade, com a inclusão de empilhadeiras e paleteiras elétricas. Esses novos equipamentos contribuirão para a redução do impacto ambiental e auxiliarão ainda mais os funcionários a desempenharem suas funções com segurança e eficiência.
“Estamos aprimorando a experiência dos nossos clientes, oferecendo um portfólio ainda mais robusto para atender, com eficiência e previsibilidade, todas as etapas da importação”, afirma Gabriel Kayser, Diretor de Marketing e Experiência do Cliente da FedEx no Brasil.
A operação concentra-se tanto em cargas de importação quanto de exportação. Especificamente para o novo serviço de desembaraço aduaneiro formal de importação, a FedEx pode desembaraçar remessas que não exigem licenças de agências reguladoras como a Anvisa ou MAPA. O processo de liberação pode ser concluído diretamente no armazém da FedEx, sem a necessidade de transferir as mercadorias para instalações externas, oferecendo maior rapidez e segurança. Para utilizar este serviço, o cliente deve escolher a FedEx como seu despachante aduaneiro.
Infraestrutura
A filial da FedEx no aeroporto de Viracopos (VCP) é a principal base de importação e exportação da empresa no Brasil. A companhia tem a certificação OEA (Operador Econômico Autorizado) nas categorias “Custodiante de Mercadorias sob Controle Aduaneiro” e “Segurança para Transporte Internacional”. Por possuir esta habilitação na modalidade especial, a FedEx pode efetuar o recolhimento de impostos para clientes de importação na modalidade de remessa expressa, com possibilidade de recolhimento dos tributos no prazo de até 21 dias subsequente à data de liberação da remessa informada no Siscomex Remessa.
Dados operacionais
Área da filial: 10 mil m
1 avião Boeing modelo B767-300 F
4 voos semanais Memphis -Campinas (VCP)- Memphis
Cerca de 360 centros de envio (FASC)
7 FedEx Ship Centers
Portfólio
A empresa oferece uma carteira de serviços expressos (FedEx International First, FedEx International Priority Express e FedEx International Priority) e, com tempo estendido, o FedEx International Economy. Para carga freight (acima de 68 kg), há o FedEx International Priority Freight e o FedEx International Economy Freight.
Jornada do pacote (tempo médio):
Do Brasil para os EUA: 1 a 6 dias
Do Brasil para a Europa: 3 a 5 dias
Do Brasil para a África: 4 a 7 dias
Do Brasil para a Ásia: 3 a 5 dias
O Dia dos Solteiros (11/11), conhecido mundialmente por impulsionar o comércio eletrônico principalmente no calendário chinês, vem ganhando cada vez mais relevância na América Latina – o ano de 2025 consolidou essa tendência. Segundo análise de Bruna Nobre, Diretora de Publisher Partnerships da
, rede líder global em marketing de performance, as marcas que se destacaram neste ano foram aquelas que uniram propósito, personalização e estratégias orientadas por dados, transformando a data em um laboratório estratégico para a Black Friday.
“Apoiamos gigantes do e-commerce para trazer o Dia dos Solteiros também à cultura brasileira. Neste ano, por exemplo, um grande varejista, que é nosso parceiro, viu seu ticket médio crescer até três vezes mais na ocasião. Quando comparado o desempenho entre o início do ano e outras sazonalidades — como Dia dos Pais e Dia dos Namorados — observa-se um crescimento na rede de quase seis vezes. Além disso, outros grandes varejistas, mesmo sem criar campanhas específicas para o Dia dos Solteiros, já aproveitam o período para atrair consumidores e antecipar ações da Black Friday, com promoções lançadas desde o dia 1º de novembro”, afirma Bruna..

