Segundo o levantamento da Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito), o Brasil tem cerca de 173 milhões de veículos, sendo que mais de 40 milhões deles têm algum tipo de restrição no sistema. Um outro levantamento feito pela Fenauto (Federação de Revendedores de Veículos Usados), aponta que quase 16 milhões de veículos usados foram vendidos em 2024. Pensando em otimizar a digitalização, segurança e agilidade desse mercado, Transferência Segura, Pinbank, e GrainChain, desenvolveram em parceria com o aplicativo “Tranferenciasegura.com“.
A plataforma combina acesso regulatório, segurança bancária por meio de depósito em garantia, orquestração segura e uma jornada de fluxo único para empresas e cidadãos. O funcionamento ocorre da seguinte forma: após o comprador e o vendedor definirem os termos do negócio, o sistema, que é conectado ao Renainf (Registro Nacional de Infrações de Trânsito), identifica débitos e restrições para resumir o status do automóvel; depois, o primeiro deposita o valor da compra em uma conta regulamentada, com a compensação legal-financeira automatizada; e por fim, a documentação é atualizada, os fundos são liberados e as partes recebem os recibos digitais.
Para o CEO do Pinbank, Felipe Negri, essa estrutura pode ajudar a reduzir fraudes, acelerar negociações e trazer confiança tanto para transações particulares quanto em concessionárias. “O mercado secundário de veículos é enorme no Brasil e hoje, a transferência de veículos pode levar semanas, além trazer riscos como golpes, cancelamentos e disputas. A ideia do “Tranferenciasegura.com’ é eliminar esses obstáculos oferecendo mais segurança e transparência para compradores e vendedores. O depósito de garantia elimina a necessidade do famoso ‘sinal’ e evita demora e dores de cabeça antes da conclusão da compra”, diz.
Leandro Zanardi, CTO da ‘TransferenciaSegura.com’, reforça que a transformação digital é inevitável. “Comprar um carro não precisa ser um salto de fé ou um movimento complexo e arriscado. Por isso, criamos uma plataforma intuitiva e protegida, que sincroniza a finalização do pagamento com a transferência legal de titularidade. Todos os envolvidos são informados em tempo real sobre o status do processo”, explica.
Outro diferencial é que a solução foi desenhada como amiga dos despachantes: cada transação é acompanhada por um despachante vinculado individualmente à operação, garantindo suporte e conformidade em todas as etapas. Além disso, a plataforma já está integrada a mais de 240 estabelecimentos de vistoria veicular em todo o país.
A solução também traz uma camada robusta de auditoria, com cada etapa verificável e rastreável, ajudando a detectar irregularidades de forma precoce e permitindo resoluções claras. “Todas as fases são gerenciadas de forma sólida, minimizando riscos e possibilitando concluir negociações em poucos dias”, destaca Luis Macias, CEO da GrainChain.
O lançamento inicial acontece em São Paulo e no Distrito Federal, voltado a transferências entre pessoas físicas. O roll-out para outros estados e para pessoas jurídicas e lojistas já está em curso, com planos de expansão acelerada. O serviço estará disponível em portal web e aplicativo móvel (iOS e Android), com opções de planos escalonados para parceiros de alto volume. Marketplaces e concessionárias poderão integrar a ferramenta como white-label ou via API.