Com cerca de 9 milhões de PMEs, que representam 27% do PIB brasileiro, essas empresas desempenham um papel central na economia do país. Apesar do avanço na digitalização, com 66% das empresas em estágio inicial de transformação digital e apenas 3% liderando na adoção de tecnologias, muitas ainda enfrentam desafios para estruturar canais próprios de vendas online e integrar suas operações físicas e digitais de forma simples e acessível. Nesse cenário, a Black Friday se apresenta como uma oportunidade estratégica para aumentar o faturamento e fortalecer a presença digital, tornando essencial o uso de soluções que conectem de forma eficiente lojas físicas, canais online e gestão de estoque.
É nesse cenário que a Linx, uma empresa especialista em tecnologia para o varejo lança a solução Smart Sales, que permite transformar cada loja ou vendedor em um canal de vendas online completo, com vitrine digital, pagamento integrado e atualização automática no ERP Linx. Com o Smart Sales, o varejista pode criar sua própria loja online em poucos cliques, sem necessidade de domínio, hospedagem ou equipe técnica. A ferramenta oferece catálogo personalizado, checkout seguro e sincronização automática de produtos, estoque e pedidos com os sistemas Linx Microvix e Linx Seta Digital.
“O Smart Sales foi desenvolvido para simplificar o acesso ao digital. O lojista não precisa de um grande projeto de e-commerce — ele transforma seu catálogo em uma vitrine online e começa a vender imediatamente, com gestão centralizada e total integração ao ERP”, explica Rafael Reolon, diretor de Retail na Linx. A solução também conta com um painel seller, que permite administrar pedidos, produtos, categorias, entregas e pagamentos em uma única tela, garantindo autonomia e eficiência operacional. Além disso, o sistema oferece diversas opções de pagamento (Pix, cartão e boleto) e integrações com os principais gateways e empresas de logística, ampliando a flexibilidade e o alcance das vendas.
Para o executivo, o SmartSales chega ao mercado com foco em pequenos e médios negócios, de até 30 lojas no segmento de moda, calçados, cosméticos, acessórios e óticas e que já possuem alto volume de atendimento via redes sociais, mas enfrentam dificuldade em estruturar um canal digital próprio. “Com poucos cliques, o lojista transforma seu catálogo em uma vitrine de vendas online, sem precisar investir em um site completo ou equipe técnica, acelerando sua entrada no digital de forma acessível e escalável”, reforça o diretor de Retail da Linx.
Disponível inicialmente para os clientes Linx, o produto faz parte da estratégia da companhia de fortalecer o ecossistema integrado de varejo, com foco em eficiência operacional, escalabilidade e maior rentabilidade para os lojistas.

