بدايةأخبارQuando as tendências de consumo mudam, as marcas precisam responder com marketing

Quando as tendências de consumo mudam, as marcas precisam responder com marketing

Roupas e carros estão em alta. Essa é a conclusão de um estudo do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (Ibevar) sobre o varejo brasileiro para trimestre de junho a agosto de 2025. O crescimento é expressivo: 5,71% no setor de tecidos, vestuário e calçados e 4,72% no setor de veículos, motos, partes e peças. Para Jéssica Fahl Ribeiro, especialista em gestão ágil, marketing e inovação, o marketing é a ferramenta ideal para ajudar o consumidor a tomar a decisão da compra. Além disso, em qualquer cenário, de alta busca ou baixa procura, inclusive os de crise econômica, as empresas devem reforçar o posicionamento de marca.

“O marketing impacta o comportamento do consumidor. E quando temos um consumidor mais exigente, mais criterioso, é preciso ajudá-lo a tomar a decisão de compra, mostrando as entregas do produto, os benefícios e vantagens, além de potencializar a confiança”, ressalta Jéssica. De acordo com ela, diversos são os fatores que afetam a procura do consumidor por um determinado produto. Na avaliação do Ibevar, a alta em relação a roupas e carros pode refletir tanto uma melhoria nas expectativas econômicas quanto um movimento de reposição de estoques domésticos represados em períodos anteriores.

Nesse sentido, a especialista avalia que quanto mais a empresa deixar claro ao consumidor os benefícios de determinado produto, mais as vendas serão potencializadas. “Se a empresa perceber que é hora de ajudar o cliente a economizar, pode desenvolver estratégias de descontos. Ou mostrar a economia que o produto oferece, mostrando o rendimento e a durabilidade maiores. Isso tudo é argumento para trazer o cliente para a compra”, ressalta Jéssica. Segundo ela, criar combos promocionais também pode ser uma alternativa.

Por outro lado, existem setores que enfrentam uma retração na procura por produtos, como o segmento de livros, jornais, revistas e papelaria (-7,44%) e móveis e eletrodomésticos (-1,72%). No primeiro caso, conforme o Ibevar, a tendência é a digitalização e a mudança dos hábitos de consumo que vêm há anos. Já no segundo, a cautela é em relação a compras de maior valor agregado. “Nesse momento em que há produtos que são mais buscados e produtos que são menos, ou seja, em qualquer cenário, é preciso reforçar o posicionamento de marca, reforçar a identidade, os valores. Justamente porque quando o consumidor está inseguro, também fica criterioso.”

تحديث التجارة الإلكترونية
تحديث التجارة الإلكترونيةhttps://www.ecommerceupdate.org
E-Commerce Update هي شركة رائدة في السوق البرازيلي، متخصصة في إنتاج ونشر محتوى عالي الجودة حول قطاع التجارة الإلكترونية.
مواضيع ذات صلة

اترك ردًا

الرجاء إدخال تعليقك!
الرجاء إدخال اسمك هنا

حديث

الأكثر شيوعًا

[elfsight_cookie_consent id="1"]