Die lok en behou van jong talent, veral Generasie Z, het 'n groeiende uitdaging vir maatskappye geword, en data dui daarop dat hierdie werklikheid nie na verwagting makliker sal word in die volgende dekade nie: volgens 'n ontleding deur Oxford Economics word verwag dat die aantal werkers wat tussen die middel-1990's en 2010 gebore is, teen 2030 tot 51 miljoen sal styg.
Met inagneming van hierdie groeiende teenwoordigheid van jonger generasies in die arbeidsmark, met gewoontes en gedrag wat verskil van vorige generasies, is dit aan maatskappye om die motivering van jong professionele mense te verstaan en hoe om die verwagtinge van beide nuwe toetreders en die maatskappye self te belyn.
Roberta Saragiotto, direkteur van Mense en Strategie vanBegin Loopbane, destaca que a chave para atrair jovens talentos está além dos benefícios tradicionais. “O segredo é entender que a Geração Z não está apenas buscando um emprego, mas uma experiência de trabalho significativa e alinhada com seus valores. Eles querem fazer parte de algo maior e ter um impacto positivo no mundo”, explica. Segundo a diretora, para as empresas conseguirem se destacar no competitivo mercado de contratação e atrair esses jovens talentos, elas precisam adaptar as estratégias. Kyk na 'n paar wenke van die spesialis
- Propósito e impacto social: a geração Z valoriza empresas com propósito claro e compromisso com causas sociais e ambientais. Segundo um estudo da Randstad, 90% dos profissionais brasileiros consideram benefícios não financeiros tão importantes quanto a remuneração. Para Roberta Saragiotto, o envolvimento em projetos de responsabilidade social corporativa é uma forma de gerar engajamento desses jovens talentos.
- Flexibilidade e equilíbrio: flexibilidade no trabalho tornou-se mais importante do que o plano de saúde para muitos profissionais, de acordo com um levantamento da WeWork. “A geração Z valoriza o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, como no modelo de trabalho híbrido”, afirma a especialista.
- Desenvolvimento contínuo e oportunidades de crescimento: a educação contínua é essencial para os jovens talentos. De acordo com a diretora, investir em programas de capacitação, mentoria e planos de carreira claros é uma forma de oferecer oportunidades para os jovens assumirem responsabilidades e liderarem projetos.
- Geestesgesondheid en welstand: besorgdheid oor geestesgesondheid neem van geslag tot geslag toe, en daarom beveel Saragiotto die aanvaarding van sielkundige ondersteuningsprogramme, aansporings vir fisieke aktiwiteit en 'n korporatiewe kultuur wat emosionele balans beklemtoon, aan.
- Diversidade e inclusão: Roberta aponta que ambientes diversos e inclusivos é um dos nortes da geração Z. Para eles, a inclusão significa um local de trabalho que respeita a individualidade, valoriza cada voz e cria um sentimento de pertença para todos. O relatório “True Gen: Geração Z e suas implicações para as empresas”, da consultoria McKinsey, revela que esses jovens acreditam que a diversidade da força de trabalho é essencial para a inovação e o crescimento.
- Feedback constante e comunicação aberta: feedbacks assíduos e comunicação transparente estão entre as prioridades dos jovens talentos. “Eles buscam ambientes de trabalho onde possam expressar suas ideias livremente, com reuniões regulares de alinhamento e canais de comunicação abertos entre líderes e equipes”, finaliza a diretora.