As vendas da Black Friday em 2024 devem aumentar 10% em comparação com o ano passado, movimentando até R$ 7,6 bilhões, conforme projeção da Haus, plataforma de marketing do Grupo Stefanini. É um cenário promissor para o varejo, e espera-se que os lojistas implementem estratégias para conquistar o público que está cada vez mais exigente.
Vir Bruno de Oliveira, uitvoerende hoof vanE-handel in die praktyken VP van Onderwys Nuvemshop, is Swart Vrydag een van die datums wat die kleinhandelsektor die meeste beweeg, wat reeds redelik besig is: van Januarie tot Julie vanjaar alleen het aanlynverkope met 18,7% gegroei, wat R$160,3 miljard verteenwoordig, volgens die 50ste uitgawe van dierapporteer Webshoppers, produzido pela NIQ Ebit.
A recomendação do especialista é usar o mês todo para vender (a chamada Black November), para evitar disputar a atenção dos consumidores em apenas um dia. Para Oliveira, o melhor é usar a estratégia de fazer promoções diferenciadas a cada semana ou, ainda, progressivas, trazendo mais oportunidades de vendas e mais ofertas.
“A Black Friday é sem dúvida uma das datas mais importantes para o varejo e as empresas precisam se dedicar e aproveitá-la da melhor forma possível. Trabalhando bem a estratégia de Black Friday e o pós-venda, é possível ainda esticar os resultados para o Natal, movimentando as vendas de fim de ano”, destaca.
Pensando em como melhorar a experiência dos consumidores e vender mais em uma das datas mais esperadas do ano, reunimos dicas de alguns especialistas. Kyk!
Tegnologie-integrasie
Vir Juliana Giovanini, uitvoerende hoof vanNexas, kleinhandeltegnologie wat in kleinhandeloplossings gespesialiseer is, is die integrasie van aanlyn- en aflynkanale sterk bondgenote vir die datum, aangesien hulle die ontleding van verbruikersgedrag transformeer.
“Hierdie instrumente laat die versameling en verwerking van groot volumes data toe, en op grond van hierdie inligting bied dit baie meer akkurate produkaanbevelings. Die gebruik daarvan verhoog die waarskynlikheid van omskakeling en laat die verbruiker gewaardeer voel,” sê hy.
No entanto, ela destaca que é preciso se preparar para a Black Friday, não apenas esperar acontecer. “Além de buscar um aumento significativo nas transações, os comerciantes também precisam fortalecer o relacionamento com os consumidores, garantindo uma experiência personalizada e fluida. Tudo isso precisa vir com planejamento antecipado, organização estratégica de entregas e a adoção de inovações tecnológicas”, explica.
Betaalmetodes
O momento da finalização da compra é um dos pontos de maior atenção da jornada. O checkout, como é chamado o momento em que o cliente preenche os dados e realiza o pagamento, precisa funcionar bem para que essa experiência seja positiva. A expectativa dos consumidores, novos e antigos, é de que tudo seja instantâneo.
“O cliente espera que fazer uma compra online seja rápido, sem qualquer complicação. Quando você frustra esse usuário, ele pode se tornar um detrator da sua marca, e ninguém quer isso. Então, datas especiais com alto volume de transações exigem preparação e melhor suporte”, afirma a sócia e fundadora da Aarin, primeiro hub tech-fin especializado em Pix e embedded finance, Ticiana Amorim.
Para a especialista, e-commerces, marketplaces e lojas online devem ir além. “É preciso proporcionar uma experiência única para esse cliente, com o maior número de meios de pagamentos possível, dentro da jornada da compra, evitando retirá-lo da plataforma para completar a operação”, reforça.