A Inteligência Artificial (IA) já se integrou silenciosamente ao cotidiano do consumidor, transformando como as pessoas descobrem, comparam e escolhem produtos. E isso inclui o uso de agentes de IA. Em todo o mundo, 59% dos compradores já tiveram alguma experiência com assistentes de compras agênticos e 29% os utilizam regularmente. Os dados fazem parte do levantamento Consumer Sentiment Index (CSI), conduzido pela Criteo, plataforma global que conecta o ecossistema de comércio.
O relatório ouviu mais de 10 mil consumidores em todo o mundo e revelou os hábitos em torno do uso de IA. Aqui estão os principais destaques:
1- IA agêntica é bem percebida pelos entrevistados
A tecnologia agêntica que permite à IA agir de forma autônoma em nome do consumidor já está no radar de 66% dos entrevistados. Sendo que, em todo mundo, 59% deles já tiveram alguma experiência com eles e 29% os utiliza regularmente.
A pesquisa mostrou que mais da metade (56%) dos consumidores se sentiria mais confortável em ter um assistente de compras agêntico ajudando a identificar os melhores preços disponíveis para um determinado produto. Isso é seguido de perto por encontrar o produto certo a partir de uma descrição (49%).
2- IA como ferramenta de eficiência e economia
Os agentes de compra alimentados por IA estão sendo percebidos como aliados reais no processo de compra. A sensação de ganho prático é clara: 62% dos consumidores acreditam que essas tecnologias ajudam a economizar tempo ou dinheiro ao comprar, dois dos principais motores de decisão no varejo digital. Essa percepção indica que a IA deixou de ser vista apenas como suporte conversacional e passou a desempenhar um papel ativo na tomada de decisão, filtrando opções, reduzindo etapas e oferecendo caminhos mais curtos até o produto ideal.
3- Chatbots com IA são copilotos na jornada de compras
Mais de 60% dos consumidores considera os chatbots com IA úteis ao fazer compras online (62%) e se sente confortável com a IA personalizando sua experiência (56%). Cerca de metade recebe bem e confia nas recomendações de produtos feitas por IA (51% e 50%, respectivamente), consolidando assim, a IA como copiloto na decisão de compra.
4- Consumidores estão divididos sobre como pesquisam online
Quando o assunto é como navegar pelo universo de compras online, os consumidores estão longe de adotar um único caminho. Os dados mostram um cenário fragmentado: 31% dos compradores globais já preferem utilizar um assistente de compras com IA independente. Ao mesmo tempo, 32% afirmam não ter preferência.
Por outro lado, existe um grupo que mantém hábitos tradicionais: 19% preferem realizar a busca manualmente, destacando a relevância do controle direto sobre cada etapa da pesquisa. Já 17% optam por assistentes integrados aos sites ou aplicativos dos varejistas, indicando que ainda há espaço e expectativa para soluções nativas que otimizem a experiência dentro dos próprios ambientes de compra.
5- ChatGPT é útil para comparar produtos
Globalmente, as ferramentas de IA são vistas como úteis para comparar produtos (44%) e esclarecer dúvidas específicas (41%), etapas que costumam consumir tempo e gerar indecisão.
Nesse contexto, o ChatGPT se destaca como a solução preferida, com 57% dos entrevistados afirmando que a plataforma é útil para buscar um produto específico, indicando que os compradores já recorrem à IA não apenas para suporte, mas como ponto de partida estratégico na descoberta e avaliação de opções.
6- Consumidores estão abertos a sugestões de IA patrocinadas
Embora os consumidores estejam cada vez mais abertos a receber recomendações de produtos feitas por IA, essa aceitação vem acompanhada de uma expectativa clara de transparência. Globalmente, 52% afirmam que considerariam um produto indicado por um assistente de compras com IA desde que a recomendação patrocinada esteja claramente identificada, mostrando que a confiança não depende apenas da tecnologia, mas da forma como ela se apresenta.
“Os dados do Consumer Sentiment Index (CSI) conduzido pela Criteo, mostram que os consumidores já enxergam a inteligência artificial como uma aliada estratégica na hora das compras. Seja para buscar, comparar opções, tirar dúvidas ou receber recomendações, a IA está reduzindo fricções e ampliando a confiança ao longo da jornada. À medida que essas tecnologias evoluem, vemos uma experiência de compra cada vez mais personalizada e eficiente”, comenta Tiago Cardoso, Diretor Geral da Criteo para a América Latina.

