O falso pagamento foi o crime digital mais aplicado no Brasil em 2024, responsável por 46% das fraudes em compras online e R$ 1,61 bilhão em prejuízo, segundo pesquisa de mercado realizada pela OLX, maior marketplace de classificados de produtos usados do País.
Também conhecido como golpe da Compra Aprovada, ele acontece quando o criminoso se passa por comprador e envia, por e-mail ou aplicativo de mensagens, um falso comprovante de depósito, fazendo a vítima acreditar que o valor referente à negociação foi pago. Já com o item em mãos, o estelionatário deixa de responder, e assim que o vendedor percebe o prejuízo, não há mais como reverter a situação.
“Para evitar esse tipo de fraude, recomendamos que o item seja entregue somente após a confirmação do depósito em conta bancária ou carteira digital. No caso da OLX, oferecemos a garantia da OLX, serviço 100% online e gratuito que permite realizar a transação diretamente pela plataforma, proporcionando mais segurança tanto ao comprador quanto ao anunciante. Com ele, é possível vender produtos parcelados, sem necessidade de contratar serviço de entrega fora da plataforma, e receber o pagamento à vista em até 48 horas, após a confirmação da entrega”, explica Camila Braga, gerente de produto do Grupo OLX.
Fique atento aos seguintes sinais:
- Pressão para enviar o item o mais rápido possível. Urgência é uma ferramenta bastante usada por fraudadores, uma vez que exige respostas rápidas, sem tempo para reflexão;
- Pedido de informações adicionais desnecessárias, por exemplo, fotos de documentos como RG, CNH, dados bancários ou até mesmo o cartão de crédito, alegando que é uma etapa de segurança do site;
- Exigência de pagamento adicional, seja para a entrega do produto, para o cancelamento do pedido ou até para o recebimento do valor na conta. Esse é só mais um recurso para tornar o golpe ainda mais vantajoso.
Em caso de suspeita de fraude, interrompa imediatamente a negociação e use os canais de denúncia disponíveis nas plataformas. Atualmente, a maioria delas tem botões que podem ser acionados a qualquer momento. No caso da OLX, por exemplo, há botões disponíveis tanto nos anúncios, quanto no chat. “Registrar as atividades suspeitas colabora para um ambiente digital mais confiável e seguro não só para quem denuncia, mas para todos os usuários”, reforça Camila.