No âmbito de sua inovação constante centrada no cliente, a dLocal anunciou hoje o lançamento do SmartPix: uma solução de ponta que leva a experiência com o Pix a um novo nível. Desenvolvido inteiramente pela plataforma de pagamentos, o SmartPix permite que os usuários operem com o Pix de forma segura para realizar pagamentos ocasionais ou de valor variável, sem ter que autorizar cada transação manualmente. É ideal para uso em aplicativos de comércio eletrônico e transporte, por exemplo.
O Pix, o método de pagamento mais utilizado no Brasil, ultrapassou em 2024 os 63,8 bilhões de transações — mais do que todos os cartões e métodos tradicionais combinados — e já representa 29% do total das compras online. Até agora, cada transação precisava ser autorizada individualmente pelo usuário, o que gerava atrito em modelos de negócios baseados em operações com frequência ou valor variável.
“O SmartPix chegou para facilitar a experiência de compra: permite que os comerciantes ofereçam pagamentos realmente integrados, sem QR code ou validações repetidas, e aproveitem ao máximo o potencial do Pix em cenários complexos, como pagamentos por evento ou com valores variáveis. É uma tecnologia projetada para escalar, sem perder segurança ou controle”, explicou Gabriel Falk, gerente de produto do SmartPix na dLocal.
SmartPix, uma atualização para clientes e fornecedores
O SmartPix permite pagamentos instantâneos, seguros e sem QR code com o Pix: a autorização inicial do usuário é transformada em um identificador seguro — um “token” — que permite realizar pagamentos ao mesmo fornecedor (Uber, Amazon, Temu, entre outros) sem a necessidade de repetir o processo manualmente a cada vez. Dessa forma, os pagamentos com o Pix funcionam como uma credencial salva, semelhante ao uso de um cartão arquivado.
Graças a esta atualização, os estabelecimentos comerciais podem:
- Aumentar a conversão e retenção de usuários.
- Cobrar valores variáveis, adaptados a cada transação.
- Evite usar códigos QR.
- Evitar atrasos por finalizações/ checkouts repetidos.
- Estabelecer pagamentos de forma automática sem adicionar atrito.
“Conseguimos resolver o desafio de tokenizar a experiência do Pix no Brasil. Enquanto o Pix Automático permite pagamentos recorrentes com frequência previsível, o SmartPix permite cobranças sob demanda, com valores variáveis e sem a necessidade de refazer a finalização da compra. Sem códigos QR. Sem atrito. Uma experiência de ‘Pix on file’ totalmente tokenizada. Com o SmartPix, redefinimos o que o Pix é capaz de fazer daqui para frente”, explica Gabriel Falk, gerente de produto da dLocal.
Entre os setores que mais se beneficiarão com essa solução, destacam-se:
- Os aplicativos de transporte e entrega, nos quais cada viagem ou pedido tem um valor diferente.
- O comércio eletrônico e os marketplaces, com várias compras por usuário em momentos diferentes e por valores diferentes.
- As plataformas de publicidade, que exigem pagamentos dinâmicos com base em campanhas ativas.
Com o SmartPix, a dLocal inaugura uma nova era de pagamentos digitais: mais simples, mais rápidos e sem atritos, ampliando os limites do ecossistema Pix e redefinindo a forma como os pagamentos digitais são realizados na América Latina.