Muito além de uma tendência, adotar práticas sustentáveis passou a ser um diferencial competitivo real. Com consumidores cada vez mais atentos ao impacto ambiental de suas escolhas, pequenos negócios têm encontrado na sustentabilidade um caminho estratégico para crescer, fidelizar clientes e se destacar no mercado. Uma pesquisa da Ilumeo revelou que 75% dos entrevistados conhecem o selo “Eu Reciclo”, o estudo também mostra que as certificações sustentáveis já figuram entre os quatro fatores mais importantes na decisão de compra, superando até mesmo a recomendação de amigos. Já 86% dos entrevistados consideram essencial que produtos tenham reconhecimento ambiental.
Esse comportamento reflete um consumidor cada vez mais engajado e atento às práticas sustentáveis das empresas. Nesse cenário, negócios que aliam eficiência, propósito e responsabilidade ambiental conquistam vantagem frente à concorrência. É o caso da KoalaCar, uma microfranquia de limpeza a seco de veículos, com baixo custo, rápido retorno e consciência ambiental. Numa lavagem convencional, consome-se mais de 300 litros de água, mas com os produtos da empresa, esse número é zero.
“Além do menor consumo de água, nós também utilizamos produtos biodegradáveis, técnicas de limpeza a seco e atuamos com o atendimento delivery, o que reduz emissões com deslocamentos desnecessários”, diz Marco Lisboa, CEO e fundador da KoalaCar.
Desde 2019 com a marca, o CEO da KoalaCar listou outros três pontos e vantagens para investir em negócios sustentáveis:
Valorização da marca
Adotar uma postura sustentável não significa, necessariamente, altos investimentos. Os pequenos negócios podem começar com medidas simples, como redução de resíduos, economia de água, reaproveitamento de materiais, uso racional de energia e produtos menos agressivos ao meio ambiente.
Público mais consciente
Os consumidores do mundo inteiro passaram a valorizar marcas com propósito claro, que tenham responsabilidade ambiental e social. Negócios que comunicam bem essas ações conseguem maior engajamento nas redes sociais, mais indicação boca a boca e fidelização de clientes, mesmo em segmentos altamente concorridos.
Caminho sem volta
Com a pressão por metas ESG chegando também às grandes redes, os pequenos negócios que já se adaptaram saem na frente ao serem considerados fornecedores ou parceiros ideais por empresas maiores, que buscam alinhar toda a cadeia de valor à agenda sustentável.
“Implantar o ESG é assumir o compromisso de ser uma empresa relevante, ética e sustentável, capaz de gerar valor para todos os públicos com os quais se relaciona e contribuir para a construção de um futuro melhor. Pensando no futuro da franquia, estamos lançando também o modelo com a bicicleta e moto elétrica e o aspirador de pó a bateria para as higienizações. Já os nossos tecidos de limpeza ecológica suportam até 500 lavagens com sabão de coco neutro e o mínimo de água na limpeza, pois o objetivo da KoalaCar é ter uma conciência ambiental para vez melhor e claro, gerando cada vez menos resíduos”, explica o CEO da marca.