As tendências virais representam uma oportunidade de ouro para aumentar as vendas, mas é preciso saber como e quando entrar nelas – e, principalmente, quando sair. Para o Ecommerce na Prática, líder global em educação para e-commerce, os empreendedores devem ter um olhar estratégico para aproveitar trends, atrair novos consumidores, fortalecer sua marca e focar na fidelização desse público.
“Nós vemos o impacto dessas tendências de forma muito clara. Um exemplo é o aumento de 2000% na quantidade de itens vendidos com o nome ‘capivara’ cadastrados na plataforma da Nuvemshop. Isso mostra como os comportamentos culturais da internet podem se refletir diretamente no e-commerce. Mas é essencial agir com consciência e não deixar levar pela emoção”, afirma Ana Clara Magalhães, especialista em marketing e gerente de aquisição sênior do Ecommerce na Prática.
Confira as principais dicas da especialista para transformar uma trend em oportunidade de venda:
1) Esteja atento aos movimentos da sociedade: entender o que está acontecendo no mundo – e na internet – é o primeiro passo. Tendências surgem de memes, vídeos virais, influenciadores ou movimentos sociais. “Você não precisa seguir tudo o que está em alta, mas deve identificar o que faz sentido para o seu público. Isso exige escuta ativa nas redes sociais e curiosidade para acompanhar as trends. Só assim se sabe quando há potencial real de virar produto”, explica Ana Clara.
2) Adapte a tendência ao seu nicho: nem toda trend precisa ser seguida à risca: o ideal é adaptar o que está em alta à identidade da sua marca ou aos interesses do seu público, gerando mais conexão e vendas. “No caso das capivaras, por exemplo, você não precisa necessariamente vender pelúcias. Pode usar o tema em uma estampa, decoração, referências de uma campanha divertida ou até no conteúdo das redes sociais. O importante é incorporar o que está viralizando de um jeito que faça sentido para o seu negócio”, orienta.
3) Teste antes de investir pesado: antes de apostar alto em uma nova demanda, experimente. Faça um lançamento limitado ou até um produto sob encomenda para sentir a receptividade do mercado. “Pequenos testes evitam prejuízos e ajudam a entender se a tendência tem fôlego ou se vai ter um pico e declinar. Em geral, este último é o que ocorre, seja em curto ou médio prazo, por isso encher o estoque de produtos pode não ser o melhor caminho inicial. . No digital, tudo muda muito rápido, então a experimentação é uma aliada valiosa”, orienta Ana.
4) Prepare-se para repor o estoque rapidamente: quando o produto começa a vender bem, o tempo de resposta precisa ser rápido; uma boa negociação com fornecedores e parceiros logísticos vai fazer toda a diferença. “Por outro lado, a lentidão pode fazer você perder a melhor parte da trend. Por isso, tenha sempre um plano B para reposição e avalie se o fornecedor tem condições de entregar no ritmo que a tendência exige”, destaca a gerente.
5) Use a tendência para fidelizar clientes: mais do que vender, a tendência pode ser um ponto de entrada para construir um relacionamento com novos consumidores. “Se alguém chegou à sua loja por causa de um produto viral, esse é o momento de mostrar outros diferenciais do seu negócio. Envie um brinde, ofereça um cupom para a próxima compra ou tenha seu site preparado para agregar ofertas complementares e semelhantes com foco em aumentar o ticket médio imediato ou a recompra posterior. O primeiro contato é muito importante para oferecer uma boa experiência ao consumidor e começar a apostar em estratégias para fidelizar”, conclui Ana Clara.