De acordo com dados do CEO Outlook: Consumer & Retail 2024 feito pela KPMG, 80% dos CEOs do varejo acreditam no crescimento do mercado nos próximos anos. Em paralelo, dados da Gartner também ilustram uma tendência de investimento em tecnologia para acompanhar esse crescimento – mostrando que 9 em cada 10 varejistas planejam implementar Inteligência Artificial nos negócios.
Os dados ilustram uma estimativa de crescimento e modernização no varejo. Pensando nisso, conheça 5 soluções que melhoram e aumentam as operações no varejo e e-commerce.
- Nubimetrics, dados inteligentes para e-commerce
A Nubimetrics é uma plataforma que usa dados em uma solução de sales intelligence para alavancar a performance de vendedores e grandes marcas no e-commerce. Utilizando Big Data e Inteligência Artificial, a plataforma entrega insights estratégicos que ajudam os sellers e marcas a se anteciparem a sazonalidades relevantes, como o Dia das Mães, Dia dos Namorados, e até Black Friday.
“Com base na análise de consumo e comportamento do mercado, ajudamos os sellers e marcas a identificar tendências, ajustar estoques, definir preços e otimizar campanhas com mais precisão. Isso se traduz em decisões mais inteligentes, estratégias mais eficientes e, consequentemente, maior rentabilidade para o negócio”, ressalta Juliana Vital, Global Chief Revenue Officer da plataforma.
- Digital Manager Guru, sem comissões sobre as vendas
A Digital Manager Guru, plataforma completa de checkout e gestão de vendas online, é diferente das tradicionais, que cobram comissões sobre cada venda. Ela adota um modelo baseado em mensalidade fixa, proporcionando maior previsibilidade financeira e permitindo que os vendedores mantenham a maior parte de seus lucros. Com atuação no Brasil, Estados Unidos e Europa, atende negócios de recorrência, criadores de conteúdo, eventos e vendedores de produtos físicos simples, oferecendo checkout, integração com ferramentas de marketing, pós-venda e métricas em tempo real.
“Desde 2017, apostamos em uma abordagem contrária: cobrar uma mensalidade fixa, sem comissões sobre as vendas. Na época, nos disseram que não daria certo. Hoje, vemos gigantes como iFood, AppStore e até 99Food revendo seus modelos, pressionados por concorrência, rejeição e necessidade de sustentabilidade financeira. Nossa estratégia se mostrou eficaz. Em 2024, nossos clientes economizaram R$ 75 milhões que, em outras plataformas, seriam destinados a taxas. O ciclo está virando”, explica André Cruz, cofundador e CEO da Digital Manager Guru. “Com o aumento das taxas de juros e as incertezas no cenário internacional, o custo do dinheiro subiu, e isso levou muitas empresas a reavaliar seus modelos e buscar mais eficiência financeira. Quem não entrega valor real, vai ficando para trás”, acrescenta.
- Nethone, prevenção de fraudes digitais:
As vendas online em e-commerce auxiliam os consumidores com praticidade e agilidade, mas também demonstra uma oportunidade para quadrilhas especializadas aplicarem golpes e fraudes. “É necessário que qualquer negócio on-line invista em autenticação por meio de tecnologia e de duplo fator. Ainda mais em períodos de muita venda, é essencial que empresas e consumidores estejam atentos”, opina Thiago Bertacchini, Head de Vendas da Nethone.
A empresa é aliada na prevenção de fraudes digitais para organizações. Utilizando a tecnologia própria para analisar mais de 5 mil dados comportamentais de usuários e evitar fraudes digitais, a companhia previne cerca de 95.3% das possibilidades de crimes cibernéticos e sendo a maior aliada de organizações do sistema financeiro.
- nstech, logística integrada e eficiente
Em um mercado cada vez mais competitivo, o uso de soluções tecnológicas avançadas é peça-chave para empresas que desejam não apenas atender às necessidades do consumidor, mas também superar suas expectativas. Com o propósito de transformar o transporte doméstico no Brasil e América Latina, as soluções da nstech, empresa líder em software para supply chain na América Latina e pioneira em open logistics, de prevenção de roubos de carga, riscos de acidentes, gerenciamento de estoques e otimização de rotas de entrega utilizam tecnologias de automação para agilizar o tempo entre a compra e a entrega, garantindo o cumprimento de prazos e a satisfação dos clientes.
- PiniOn, inteligência de dados no varejo
A tomada de decisões estratégicas no varejo depende cada vez mais da coleta e análise de dados em tempo real. O uso inteligente dessas informações permite identificar padrões de consumo e prever tendências com alto grau de precisão, além de acompanhar com maior agilidade as mudanças de mercado. Pensando nisso, o PiniOn, empresa de pesquisa de mercado especializada em dados competitivos e comportamentais, oferece soluções que ajudam empresas a otimizarem resultados em todas as etapas da jornada de compra, ao alcançarem os dados certos.
“Os dados permitem entender o consumidor e o mercado com mais eficácia, guiando decisões mais certeiras sobre produto, preço, promoção e posicionamento. Ao transformar grandes volumes de informações em direcionamentos claros e acessíveis, conseguimos acelerar respostas estratégicas e reduzir riscos. Esse é o papel da inteligência de dados no varejo moderno”, explica Talita Castro, CEO do PiniOn.