InícioNotícias67% das empresas brasileiras consideram a inteligência artificial como prioridade estratégica para...

67% das empresas brasileiras consideram a inteligência artificial como prioridade estratégica para 2025, revela Bain

Um quarto das empresas brasileiras tem hoje ao menos um caso de uso baseado em inteligência artificial – em 2024, eram 12% –, aponta a 4ª edição da pesquisa da Bain & Company sobre a adoção da IA generativa. O levantamento também destaca que 67% das organizações no país consideram essa tecnologia uma de suas cinco prioridades estratégicas e, para 17%, ela já é o foco principal de investimentos.

Lucas Brossi, sócio da Bain,  ressalta a rapidez de escala da tecnologia e que o número de casos de uso da IA tem crescido de forma constante. “A IA generativa vai além de uma inovação tecnológica; ela redefine modelos operacionais, impulsiona ganhos de eficiência e cria novas possibilidades de crescimento. Os modelos atuais são treinados com bases de dados cada vez maiores, gastam mais tempo em inferência – com comportamento de raciocínio – e a multimodalidade está avançando em velocidade impressionante.”

O estudo aponta que empresas que implementam a IA generativa têm alcançado um aumento de 14% na produtividade e um crescimento de 9% nos resultados financeiros. Além disso, houve um leve crescimento no número de organizações que estão na fase de experimentação ou que já possuem ao menos um caso de uso. Como esperado, o único percentual que caiu (-15%) foi o das empresas que ainda não utilizam IA.

Apesar do avanço, desafios como infraestrutura tecnológica e escassez de talentos continuam sendo os principais obstáculos para uma implementação mais acelerada, ambos citados por 39% dos entrevistados. No Brasil, as principais aplicações da IA generativa estão em ferramentas de produtividade, desenvolvimento de software, finanças e marketing.

A pesquisa da Bain destaca que a capacidade da IA generativa tem crescido em ritmo acelerado, enquanto os custos de uso dos LLMs (modelos de linguagem de grande porte) caíram aproximadamente 95% desde 2022. Esse cenário tem impulsionado a disseminação da tecnologia. “Primeiro, vimos uma onda de implementação com chatbots de IA generativa. Em seguida, surgiu uma nova fase com os co-pilotos, que trouxeram mais agilidade para tarefas complexas. Agora, estamos entrando em uma terceira fase, com agentes inteligentes proativos, capazes de executar múltiplas etapas para atingir um objetivo – a chamada Agentic AI”, comenta Brossi sobre a evolução da tecnologia.

O uso da IA no dia a dia também está crescendo entre os brasileiros: 62% dos entrevistados dizem estar familiarizados com ferramentas de IA, e 17% a utilizam frequentemente.

As empresas que encaram a IA generativa como um motor de transformação estão remodelando suas estratégias e se posicionando à frente na corrida pela competitividade. Com a rápida evolução da tecnologia e a queda dos custos, organizações que adotam uma abordagem proativa para integrar essas ferramentas em seus processos aumentam sua e criam novas oportunidades de negócio. No atual cenário, é imprescindível que as companhias acompanhem as tendências para liderar a mudança – caso contrário, correm o risco de ficar para trás.

E-Commerce Uptate
E-Commerce Uptatehttps://www.ecommerceupdate.org
A E-Commerce Update é uma empresa de referência no mercado brasileiro, especializada em produzir e disseminar conteúdo de alta qualidade sobre o setor de e-commerce.
MATÉRIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

RECENTES

MAIS POPULARES

[elfsight_cookie_consent id="1"]