Com uma estratégia voltada para potencializar a experiência de compra do cliente, a Espaço Smart, ecossistema de steel frame, prevê faturar mais de R$ 40 milhões somente no e-commerce em 2025. O dobro em comparação ao último ano. O crescimento será impulsionado por investimentos em Inteligência artificial (IA) e metaverso, tecnologias que prometem aprimorar a experiência de compra e personalização dos projetos comercializados digitalmente.
Atualmente, as interações de negócios e transações de casas realizadas no e-commerce representam cerca de 6% do faturamento da companhia. “É justamente pela falta de familiaridade com o formato que investimos tanto na experiência neste canal. Nossa estratégia tem se concentrado em oferecer a possibilidade de personalizar projetos com poucos cliques, seja escolhendo os acabamentos até as opções de financiamento, tudo de forma totalmente digital. Acreditamos que esse canal ainda tem muito espaço para crescimento”, completa.
Pensando em garantir uma experiência consistente nesse formato de venda, a empresa aposta no uso de IA para a captação orgânica de clientes com textos otimizados para o SEO, e também na automatização e personalização do atendimento por meio de chatbots inteligentes, responsáveis por otimizar em 45% a operação digital da marca.
Além disso, a tecnologia vem sendo utilizada com foco em adaptar ofertas, recomendações e conteúdos conforme o perfil e o comportamento do usuário. “Como nossa base de clientes é ampla, essa medida é essencial para uma comunicação assertiva durante toda a jornada de compra”, explica Fernando Scheffer, Diretor de Marketing e fundador da Espaço Smart.
Investindo em inovação para 2025
Outro recurso que terá atenção especial durante o ano será as soluções de metaverso. A partir da tecnologia, a loja disponibiliza em sua plataforma de vendas uma “vila”, permitindo que os clientes naveguem virtualmente pelos projetos das casas, visualizando detalhes, interagindo com o ambiente 3D e até simulando personalizações, como se estivessem visitando a própria casa. “Por meio desta possibilidade, ampliamos o engajamento e proporcionamos uma jornada de compra muito mais rica e interativa para o público, experiência que não é muito comum dentro do setor de construção civil”, pontua o executivo.
Ainda segundo Scheffer, a combinação das duas tecnologias tem sido essencial para elevar o ticket médio das vendas online da marca. Isso acontece por meio de dois pilares que atuam de forma complementar: a personalização e recomendações inteligentes e experiência imersiva para os investimentos. “Ao analisar preferências e comportamento dos clientes, a IA sugere produtos complementares ou versões que o consumidor não teria considerado. Por meio do metaverso, é possível tornar essa possibilidade interativa, aumentando o interesse por parte do cliente”, complementa.
Além dos investimentos direcionados à IA e metaverso, a empresa projeta outras inovações com foco no e-commerce. Dentre os esforços estão a digitalização das operações B2B para uma plataforma totalmente customizada para clientes enterprise, incluindo espaço para cotações, negociações e gestão de entregas para grandes projetos e obras. Outra novidade é o lançamento de uma plataforma destinada exclusivamente para arquitetos enviarem projetos e indicar clientes para construírem em Light Steel Frame.
“Com o e-commerce de casas nós trazemos para o mercado uma forma totalmente diferente de comprar um imóvel. Cada novo passo é pensado em tornar essa experiência ainda mais interessante e atrativa para o público”, conclui Scheffer.